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Fórum impulsiona a relação comercial entre Minas e Itália


Evento virtual discutiu a ampliação dos negócios bilaterais

No dia 11 de maio, aconteceu, de forma virtual, o Business Fórum: Itália – Minas Gerais, no qual foram discutidos assuntos econômicos para impulsionar as relações comerciais entre Itália e Minas Gerais. O evento foi uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália e do Governo do Estado de Minas Gerais, e contou com a parceria do Consulado da Itália em Belo Horizonte, da Italian Trade Agency, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria) e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais. 

O fórum on-line contou com a participação do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese; do embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello; do subsecretário do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, Manlio Di Stefano; do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho; do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; entre outras autoridades e personalidades. 

A Câmara foi representada, no encontro, pelo presidente Valentino Rizzioli e pelo secretário-geral Leonardo Freitas. O presidente assumiu, durante a abertura do evento, o papel de moderador para que os empresários e membros das instituições dos governos italiano e mineiro se apresentassem. Ele ressaltou que o estado se tornou o segundo polo automotivo brasileiro devido à presença de grandes empresas italianas. Além disso, Rizzioli declarou que os futuros investidores italianos devem aproveitar as oportunidades, podendo contar com a Câmara como parceira no intercâmbio de negócios.    

Leonardo Freitas, secretário-geral, destacou, no workshop sobre agronegócio, que Minas apresenta ótimos atrativos para investimentos no setor, devido à sua composição geográfica e populacional e estrutura, já consolidada por meio da presença de grandes empresas e dos maiores grupos de supermercado do País. Freitas ressaltou, ainda, que a balança comercial entre os países é sempre favorável à Itália e que a importação dos produtos italianos vem crescendo nos últimos anos, pois a dieta dos brasileiros vem incorporando muitos desses itens.    

Além disso, Leonardo destacou que a Câmara de Comércio Italiana de MG possui programas que incentivam a valorização dos alimentos e da cultura enogastronômica italiana, como o Ospitalità Italiana e o True Italian Taste. Ele citou, também, a promoção de feiras e eventos, que estimulam as relações bilaterais.   

Em outro momento, Ferdinando Fiore, Diretor do escritório de São Paulo, Italian Trade Agency detalhou importantes setores da economia mineira, como manufatura, tecnologia e informação, sustentabilidade, indústria, mercado consumidor e logística de operações. Segundo ele, no primeiro trimestre de 2021, Minas Gerais registrou um aumento de 24,6% nas exportações para a Itália, comparado com o mesmo período de 2020, e é um dos estados que mais negociam com o Belpaese. 

Simultaneamente ao workshop do agronegócio, aconteceram mais dois painéis temáticos, um focado em energia sustentável e smart cities e outro direcionado à manufatura e Indústria 4.0. Nos dias 12 e 13, ocorreram encontros de negócios entre empresários dos dois países.  

 

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Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


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