.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Villa Adriana: a representante da beleza e exuberância da Roma Antiga


Saia das rotas turísticas tradicionais e conheça uma das mais belas construções do Império Romano

10/05/19

Ideal para passeios de um só dia, a Vila Adriana é conhecida como a mais extravagante das vilas romanas e fica a poucos quilômetros da capital italiana e pode ser acessada por trem, carro e ônibus. Perfeita para quem está visitando a cidade, gosta de história e quer ir além dos roteiros tradicionais, a vila foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade e tem 40 de seus 120 hectares abertos ao público.

A residência do Imperador Adriano foi construída em 117 d.C., nas Colinas Tiburtinas, a 30km de Roma, em um terreno que pertencia à Imperatriz Consorte Vibia Sabina. O enorme complexo arqueológico e arquitetônico foi casa do imperador por muitos anos, que preferia se manter afastado da capital, especialmente das intrigas políticas, e chegou a ser sede de seu governo nos anos finais de sua vida.  

Adriano é considerado um dos cinco bons imperadores de Roma, ao lado de nomes como Trajano, Antônio Pio e Marco Aurélio, e sua opulenta vila refletiu toda a grandeza do Império Romano e do Período Adotivo, época na qual o cargo de imperador foi passado não por vias familiares, mas pela adoção do sucessor, de forma exímia. O Imperador, que em sua vida conheceu até os cantos mais remotos do domínio romano, se encantou por muitos dos lugares que visitou e buscou reproduzir em sua casa algumas características desses locais: adornou os jardins com belíssimas estátuas no estilo grego e mandou construir um canal inspirado pela cidade de Canopus, no delta do Nilo.

O complexo, que teve seu local determinado pela abundância de afluentes e facilidade para a construção de canais que alimentassem a vila, é uma série de construções interdependentes e interligadas por corredores, que visavam a privacidade e proteção do imperador, nas quais cada uma tem uma função. Algumas delas são: o edifício com as três êxedras, o estádio ninfeu e uma estrutura para pescaria. A eles está conectado o quadripórtico, as termas pequenas, e ainda o vestíbulo e o pavilhão da guarda pretoriana.

A Vila Adriana era muito mais do que uma residência. Era uma pequena cidade que precisava abrigar todo o aparato do chefe do império, desde secretários aos escravos e guardas, além de ser local das exuberantes festas romanas, e refletiu perfeitamente a imagem de Adriano, conhecido por sua elegância e refinamento. A construção conta ainda com salões de inverno, alguns para o verão, locais dedicados a passeios nas estações quentes e outros nas estações mais frias. Tudo feito para entreter e ocupar seus habitantes e visitantes durante todo o ano.

Outro ponto de destaque está na parte interna da vila, onde se pode ver ainda o Pecile, um enorme jardim, circundado por uma arcada com uma piscina no centro, utilizado para passeios no inverno e no verão. Existem ainda as Grandes Termas, que possuíam todo um sistema de aquecimento sob o piso e uma grande sala que servia como sauna.

Mesmo após a morte de Adriano a construção continuou a ser usada por outros imperadores e, após a queda do império, no século V, entrou em declínio. No entanto, hoje ela ainda está muito bem preservada e guarda pedaços importantes da história da humanidade, nos permitindo dar uma espiada na vida daqueles que vieram antes de nós. 

Conhecer a Vila Adriana é mandatório para deseja entender a magnificência da Roma Antiga, as belezas arquitetônicas do passado italiano e a maestria artística desse império milenar, que define até os dias de hoje muitos aspectos da civilização ocidental.

 

Horário de Funcionamento da Villa e preços dos ingressos

·         8h30 às 17h de 2 de janeiro a 31 de janeiro

·         8:30 às 18:00 de 1 de fevereiro a 29 de fevereiro

·         8h30 - 18h30 Mês de março

·         8h30 - 19h30 do último domingo de março até 31 de agosto

·         8h30 - 19h de 1 de setembro a 30 de setembro

·         8h30 - 18h30m de outubro **

·         8h30 às 17h do último domingo de outubro a 31 de dezembro

* a partir do último domingo de março, com o início do horário de verão 8.30-19.00

** a partir do último domingo de outubro, com o retorno do horário padrão, horário das 8h30 às 17h

A bilheteria fecha uma hora e meia antes da Villa.

A Área Arqueológica está fechada em 1 de janeiro e 25 de dezembro, exceto para aberturas especiais no projeto MiBACT.

Ingressos

·         10 euros a inteira

·         2 euros para jovens de 18 a 25 anos

·         Gratuito para menores de 18 anos

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br