.

Empresa: Iveco

Ramo de atuação: Fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves

Endereço: Rodovia MG 238, Km 74 - Zona Rural, Sete Lagoas-MG

Telefone: +55 31 2107-2222

Site: www.iveco.com.br

Associada desde: 13/06/2006





Iveco aposta na pujança do setor varejista do país


Montadora lançou o Vertis HD, que poderá atender essa demanda.

Depois de um ano nada positivo, com queda de 18,9% nas vendas, a Iveco Latin America, subsidiária do grupo Fiat, inicia 2013 com lançamentos e perspectivas de "virar o jogo". O objetivo da empresa é reforçar o atendimento ao varejo, um dos setores que mais crescem no país, e, com isso, alcançar a participação de 11% no mercado brasileiro de veículos semileves e pesados. Atualmente o market share da Iveco é de 8,7%.


A estratégia foi apresentada ontem ao mercado, juntamente com o novo Iveco Vertis HD. O modelo de caminhão médio chegou em duas versões: nove toneladas e 13 toneladas com cabine estendida. A expectativa da montadora, conforme o vice-presidente de Vendas para a América Latina da Iveco, Natale Rigano, é de que somente nesse segmento de caminhões de oito a 15 toneladas de peso bruto total (PBT) a companhia eleve de 2% para 8% a participação no mercado brasileiro.

No ano passado, foram vendidas no país cerca de 173 mil unidades de caminhões acima de oito toneladas de PBT. Para este ano, a estimativa é de que sejam comercializadas aproximadamente 195 mil unidades. Nas projeções da Iveco, pelo menos 21 mil unidades desse total serão produzidas pela companhia, sendo que 3,5 mil deverão ser do modelo Vertis HD.

"2012 foi um ano desafiador para a empresa. Mas cremos em um cenário diferente neste ano", afirmou o vice-presidente. A justificativa para o otimismo, segundo Rigano, são as projeções de uma economia mais estável, juros baixos e expectativa de um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB).


Oportunidades - Além disso, Rigano se baseia nas oportunidades de negócios em decorrência da Copa do Mundo, que vai girar toda a economia, e a expectativa de safra recorde de grãos, que precisarão de caminhões para serem escoados. Facilidade de crédito e manutenção das taxas baixas do Finame, linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também são apontados como reforçadores do mercado para a companhia.

Segundo o diretor Comercial da montadora, Alcides Cavalcanti, a categoria que mais deverá crescer percentualmente dentro da companhia é de oito a 15 toneladas de PBT. Isso porque a alta acompanhará o ritmo do varejo que, internamente, não tem sido afetado pela crise econômica em outros países.

Ele lembra que enquanto no ano passado o setor de caminhões caiu em média 20%, esse segmento, especificamente, se manteve em alta. "Isso mostra a força do varejo que deve se manter neste ano", afirmou. Para ele, a ascensão das classes C, D e E, associada às políticas de estímulo ao consumo e ao aumento do salário mínimo, poderá ajudar a alavancar também as vendas de caminhões.

E é nesse contexto que o Vertis se encaixa. Os usuários desse tipo de veículo, segundo Cavalcanti, são, em sua maioria, pequenos e médios clientes e uma minoria de atacadistas. A grande vantagem desses veículos é o fato de poderem transitar com maior facilidade em vias urbanas, uma vez que em grandes cidades há restrições de altas cargas.

Fonte: Reportagem de Tatiana Lagôa, retirada no Jornal Diário do Comércio, disponível neste link.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br