.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





V Semana da Cozinha Italiana no Mundo é celebrada em MG


Programação se adequa ao cenário atual com programações virtuais

30/11/20

Entre 23 e 29 de novembro, foi celebrada a V Semana da Cozinha Italiana no Mundo. Em uma ação conjunta, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e o Consulado da Itália em Belo Horizonte promoveram o festival em Minas Gerais, por meio de uma programação especial, adaptada para o momento de pandemia, destacando as tradições e excelências da cozinha italiana.

 

23 DE NOVEMBRO

 

Visita Técnica e Degustação de Gelato na gelateria Il Massimo del Gelato

No primeiro dia de programação, ocorreu a visita técnica e degustação na gelateria Il Massimo del Gelato, em Belo Horizonte, em que foram apresentadas técnicas de produção de gelatos, etapas de preparo e ingredientes utilizados, além da possiblidade de experimentar diversos sabores. O evento foi gratuito e aberto ao público.

 

Degustação e Aula-show Virtual “A Itália entre Mare & Monti”

Ainda na segunda-feira, foi realizada a degustação e aula-show virtual “A Itália entre Mare & Monti”. O evento contou com a participação do chef marchigiano Simone Biondi, que preparou uma receita especial da região de Marche: a pasta Mare & Monti. A enogastrônoma Nella Cerino foi, também, uma das personalidades presentes no encontro, onde ministrou uma aula sobre o aglianico Campania e o queijo Gorgonzola. O público foi restrito a profissionais de gastronomia e mídia.

Clique aqui e assista à transmissão

 

Live “A Excelência Gastronômica Italiana”

A live “A Excelência Gastronômica Italiana”, publicada no canal do Consulado da Itália em Belo Horizonte, no Youtube, foi mais um projeto produzido em função da Semana da Gastronomia Italiana no Mundo. O vídeo conta com o chef Massimo Battaglini falando sobre as excelências gastronômicas italianas que colocam o país em primeiro lugar na Europa na produção de produtos com qualidade certificada. A produção fez parte da exposição Casacor “Morar Contemporâneo: 4 A’s do Made in Italy”.

Clique aqui e assista à transmissão

 

25 DE NOVEMBRO

 

Visita Técnica e Degustação de Gelato na gelateria Il Massimo del Gelato

Na quarta-feira, dando continuidade à programação, ocorreu a segunda visita técnica e degustação na gelateria Il Massimo del Gelato, em que um segundo grupo de inscritos teve a oportunidade de conhecer todo o processo e os magníficos sabores autênticos italianos.

 

Webinário “A Itália e o Café: a Paixão por uma Bebida Transformada em Arte”

Ocorreu, também, durante a noite, o webinário “A Itália e o Café: a Paixão por uma Bebida Transformada em Arte”. O evento virtual, que foi gratuito e aberto ao público, foi uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, em parceria com o Consulado-geral da Itália em Porto Alegre e com a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul.

O webinar contou com a participação de Valentino Rizzioli e Felipe Olinto, presidentes das Câmaras de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, respectivamente; além dos cônsules do Consulado da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese; e o do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot.

Como palestrantes, Cesare Pluchino, coordenador nacional de vendas; e Fábio Mendes, barista e chef; ambos da Segafredo Zanetti, ministraram uma aula sobre a importância cultural e econômica do café para a Itália da paixão dos italianos pela bebida. Em um momento interativo e dinâmico, Fábio preparou, ao vivo, clássicas receitas italianas, como o espresso, capuccino, macchiato, affogato e outras.

Clique aqui e assista à transmissão

 

- Kit “Pizza Etrusca” da Pizzeria La Vera

Em mais uma ação, esteve disponível, dos dias 25 a 29 de novembro, o kit “Pizza Etrusca” da Pizzeria La Vera, que era composto por um disco de pizza, feito com as farinhas italianas Petra 3 e 9 e técnica de fermentação Biga, ingredientes para finalização do prato em casa e o aperitivo toscano mais famoso do mundo, o Negroni, bebida nascida em Florença.

 

27 DE NOVEMBRO

 

Visita Técnica e Degustação de Gelato na gelateria Il Massimo del Gelato

Fechando a programação, na manhã de sexta-feira, aconteceu a última visita técnica e degustação à gelateria Il Massimo del Gelato.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br