.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Sabores italianos feitos na Itália


Em evento virtual, Projeto True Italian Taste chega a MG e encanta público no lançamento

10/09/20

Parece não haver limites para o fascínio e a admiração do mundo pela gastronomia italiana. Século após século, as tradicionais receitas da Bota continuam a cativar os paladares mais exigentes e conquistá-los por meio de sabores únicos e inigualáveis. Não importando quando ou onde, a autêntica cozinha da Itália é capaz de reunir pessoas para admirá-la, inclusive virtualmente. Nesse sentido, foi realizado, na noite do dia 3 de setembro, o evento de lançamento do projeto True Italian Taste, em Minas Gerais, com uma degustação e aula-show virtual com Maria Antonia Russi, personal chef e vencedora do Masterchef Brasil 2018; e Nella Cerino, enogastrônoma e melhor sommelier de Belo Horizonte pelo Encontro Gastrô 2019.

Reunindo um público qualificado, com mais de 40 pessoas, formado por chefs, jornalistas, influenciadores digitais e importadores, a transmissão contou, também, com a presença do presidente da Câmara Italiana de MG, Valentino Rizzioli, e do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese. O encontro on-line teve como estrelas o famoso queijo Parmigiano Reggiano Denominazione di Origine Protetta (Denominação de Origem Protegida - DOP) e o vinho siciliano Nero D’Avola Denominazione di Origine Controllata – Denominação de Origem Controlada - DOC).

Entregues, antecipadamente, o queijo e o vinho foram degustados, conjuntamente, pelos convidados, ao vivo, enquanto a sommelier Nella Cerino apresentou todos os detalhes dos alimentos e as melhores harmonizações para extrair o máximo de seus sabores. Os produtos fizeram parte de uma cesta especial, enviada a todos os participantes, com legítimos produtos agroalimentares italianos, entre eles, o tomate San Marzano dell'Agro Sarnese-Nocerino DOP.

Em um segundo momento, foi a vez da chef Maria Antonia Russi colocar os protagonistas da noite sob os holofotes. Em tempo real, ela preparou uma receita desafiadora, que deveria ser elaborada com os produtos. De maneira leve e descontraída, Russi elaborou um menu de encher os olhos: como entrada, uma salada refrescante de rúcula, servida com vinagrete e lascas de Parmigiano Reggiano DOP; o prato principal foi um entrecot com calda de morangos frescos e redução de aceto balsamico; e, para acompanhar os pratos, o delicioso vinho Nero D’Avola DOC.

Interativo e dinâmico, o evento teve como marca a descontração e a marcante envolvimento dos convidados. Por meio de três desafios nas mídias sociais, o público se engajou nas ações. A primeira delas foi que, durante a transmissão, os convidados fizessem postagens, em seus perfis no Instagram, de fotos de suas participações, marcando a tag #lancamentotit, sendo que a melhor, receberia um presente exclusivo. O vencedor do primeiro desafio foi o Gourmetizando BH (@gourmetizandobh). Os outros dois desafios aos convidados acontecem no decorrer deste mês:

Desafio 2: preparar um prato com tomate San Marzano dell'Agro Sarnese-Nocerino DOP e publicar no Instagram, marcando a tag #desafioTIT​, até o dia 14 de setembro.

Desafio 3: reproduzir a receita feita pela chef Maria Antonia Russi e publicar no Instagram, marcando a tag #desafiodochefTIT, até o dia 5 de outubro. A receita completa está disponível em: https://bit.ly/33cG9V5

Mesmo à distância, a magia da comida italiana foi capaz de unir as pessoas para celebrar as tradições e a excelência dos autênticos produtos agroalimentares italianos.

 

O True Italian Taste

O True Italian Taste é uma grande campanha do Governo Italiano, em escala global, para aumentar a conscientização sobre a autenticidade e procedência dos alimentos italianos, atuando para proteger e valorizar os autênticos alimentos da Itália e seu legado.

Em Minas Gerais, o projeto é gerenciado pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, que, com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte, planeja e desenvolve ações alinhadas às estratégias globais do programa.

As grandes estrelas do True Italian Taste são os alimentos e os vinhos italianos, que encontram no projeto um agente difusor da história e da cultura que permeia os produtos, mantendo vivos os segredos e cuidados meticulosos na produção milenar das receitas, o que os torna inimitáveis e singulares.

O True Italian Taste é promovido e financiado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália e implementado pela Associação de Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (Assocamerestero), em colaboração com as câmaras de comércio italianas no exterior, para valorizar e salvaguardar os autênticos produtos agroalimentares italianos. O True Italian Taste faz parte do programa "The Extraordinary Italian Taste".

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br