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Entrevista :: Rodrigo Campos, gerente Corporativo de Projetos da Itambé


30/11/16

Mestre em Engenharia Industrial e com MBA em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o engenheiro elétrico Rodrigo Campos possui mais de 17 anos de experiência na área de projetos, passando por empresas nacionais e multinacionais e gerindo trabalhos em grandes plantas industriais, perpassando desde os estudos conceituais, de viabilidade, formação de equipe, detalhamento multidisciplinar a implantação e encerramento dos mesmos. Atualmente, é gerente Corporativo de Projetos da Itambé Alimentos S/A, sendo responsável pela gestão dos projetos de engenharia e do portfólio corporativo; também é conselheiro fiscal do Project Management Institute Brasil – Minas Gerais (PMI-MG). 

Em entrevista ao Italia Affari deste mês, Campos conta um pouco de sua experiência ao integrar a missão da Câmara Ítalo-Brasileira a Cibus Tec 2016, que visitou a feira italiana em outubro deste ano, em Parma.

1 – Como você avalia a feira como um instrumento de geração de oportunidades de negócio e obtenção de novas tecnologias e inovações? 

A feira permitiu ter acesso a muitos fornecedores que ainda não estão no Brasil e que têm grande potencial de fornecimento, além de estreitar o relacionamento com os principais tomadores de decisão das empresas italianas que já estão no País. Outros pontos que considero relevantes são: conhecer novas tecnologias para produtos lácteos, inovações e entender as tendências do mercado.

2 – De que maneira você acredita que participar de feiras internacionais é um investimento e uma alternativa de crescimento em momentos de adversidade econômica? 

Feiras internacionais permitem conhecermos tecnologias de ponta e que, na maioria das vezes, simplifica e otimiza os processos industriais. Quando falamos de adversidade econômica, mas não só nesses momentos, temos que ter uma busca constante por soluções que otimizem os resultados, reduzindo custos, aumentando a produtividade, eliminando perdas e aumentando a capacidade do capital intelectual. E as feiras internacionais são uma grande oportunidade para saber o que o mundo está fazendo.

3 – Além da troca de experiências com profissionais de todo o mundo e a oportunidade de ampliar o networking, qual o seu conselho para quem pensa em investir na visita a feiras internacionais? 

Faça uma lista dos problemas que precisa resolver, dos novos investimentos que deseja fazer a curto, médio e longo prazo. Tenha a mente aberta a novas tecnologias e visite o máximo de empresas que puder, mesmo que elas, a primeira vista, não sejam interessantes. Sempre teremos algo novo a aprender. Se possível, tente agendar visita a empresas do seu segmento, o benchmarking será muito enriquecedor.

4 – Durante a participação na feira, o que mais chamou a sua atenção? Qual o balanço da sua participação Cibus Tec? 

O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de fornecedores de pequeno e médio porte, já consolidados no mercado europeu, com tecnologias simples e de ponta. A Cibus Tec foi muito útil quanto a novos conhecimentos, tecnologias e soluções industriais. 

 

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La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
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