.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Câmara Italiana promove evento sobre Gestão da Informação


O Seminário de Gestão da Informação – ERP: Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, realizado no dia 07 de outubro, no auditório do BDMG, contou com elucidativas palestras e apresentações de cases.

No dia 07 de novembro, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais realizou o Seminário de Gestão da Informação – ERP: Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no auditório do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). Mais uma vez a Câmara, comprometida com o desenvolvimento econômico de Minas, se empenhou na realização de um evento gratuito capaz de proporcionar ao empresariado e toda a comunidade mineira momentos que contribuam para o aprimoramento de processos e atividades, a partir de soluções inovadoras e eficientes.

O Seminário de Gestão da Informação se preocupou em promover uma reflexão sobre a importância de uma boa gestão de dados e informações, que transformados em conhecimento afetam direta e intensamente o sucesso de um projeto ou empresa. Além disso, apresentou palestras que facilitaram a compreensão da ferramenta ERP, suas funções e vantagens.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Mario Araldi, já que o presidente Giacomo Regaldo estava em viagem à Itália, participando de compromissos oficiais. Proferiram também breve discurso na abertura, o presidente do recém associado da Câmara, Cetec, Marcílio César Andrade, e o assessor da diretoria de sistema e informação da Prodabel, Fábio Lima Jardim.  Ambos ressaltaram a importância e a atualidade do tema e agradeceram o convite feito pela Câmara Italiana.

A primeira palestra do dia foi realizada por Alessandre Barbosa, Project Manager da Techedge. Alessandre apresentou como funciona o ERP e como o sistema é capaz de aumentar a eficiência de processos e a produtividade da empresa, citando também as ocasionais dificuldades de sua utilização. Foram analisadas ainda pesquisas sobre a aderência no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Alessandro ressaltou que o Brasil ainda trabalho muito em uma perspectiva apenas departamental e é preciso investir na utilização das funções de business intelligence do sistema.

Em seguida, Ezequiel Ribeiro, CIO da DMA Distribuidora, falou um pouco da experiência de implantação do Sistema SPA, na DMA Distribuidora, que administra as bandeiras MartPlus, ViaBrasil e Epa. Abordou um pouco as vantagens e desvantagens das Soluções Globais, que já vêm acompanhadas das melhores práticas, o que facilita a consolidação de informações corporativas; e da Localização Brasil, que permite elementos que atendam com mais facilidade as necessidades locais. 

Posteriormente, Luiz Brecci, CAO da Techedge, se aprofundou nessa questão da adequação tecnológica, observando particularidades locais.

O segundo bloco de palestras foi aberto por Carlos Barbieri, Coordenador de Qualidade da Fumsoft - Sociedade Mineira de Software, entidade que apóia empresas na melhoria de seus negócios, zelando pela qualidade dos processos de software. Em uma apresentação muito bem-humorada, Carlos Barbieri abordou o conceito de novas organizações e a ideia de que hoje grande parte diferencial competitivo de uma empresa está em elementos intangíveis. Nesse contexto, o palestrante falou ainda de como os dados e as informações são pilares fundamentais para se estabelecer outros fatores importantes.

Ricardo Valente, Practice Manager da Techedge, fez a palestra seguinte, tratando sobre as novas fronteiras do ERP e do ERP 2.0, apresentando a evolução do ERP, estabelecendo um comparativo entre as duas tecnologias e possíveis soluções para demandas das empresas.

Carlos Eduardo Rodrigues de Mello, Tecnologia da Informação da Prime Systems do Grupo Séculus, exemplificando muitas das temáticas abordadas, falou sobre a estratégia e os benefícios da implementação do SAP no Grupo Séculos.

Finalizando o evento, Maria de Lourdes Mendes, Gerente de Consultoria e Projetos da Safe Security falou sobre segurança da informação e normas de gestão de risco, englobando a importância do tema e as dificuldades de se trabalhar com isso. 

O Seminário contou com o patrocínio da Adler Group, Brembo, ECX Card, Enteq, Etros Engenharia e Techedge; além do apoio da Assespro, BDMG, Governo de Minas, Jornal Diário do Comércio, Fecomércio MG, Sistema Fiemg, Fumsoft, IBS/FGV, Sebrae e Sucesu Minas.  

Confira em nossa galeria as fotos do evento.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br