.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Câmara Italiana de Minas Gerais participou do Meet@Torino com presença de importantes profissionais piemonteses radicados no exterior


Novo projeto da Câmara de Comércio de Turim reúne 45 profissionais piemonteses que ocupam altos cargos em empresas de todo o mundo para participação em mesas de discussão, trabalhos técnicos, reuniões B2B e visitas a laboratórios e empresas.

O Meet@Torino é um novo projeto da Câmara de Comércio de Turim, que objetiva a internacionalização das empresas mais inovadoras da região. Nos dias 21 e 22 de outubro, a Câmara de Turim promoveu o encontro dessas empresas com 45 profissionais piemonteses que vivem no exterior e ocupam altos cargos em empresas e multinacionais.

O presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Giacomo Angelo Regaldo, participou do encontro apresentando ali serviços da Câmara e as oportunidades com o empresariado mineiro. Na ocasião, pode trocar experiências com profissionais estabelecidos em grandes empresas da Suíça, Coréia, França, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e África do Sul, dentre outros. 

O formato do evento é inédito e visa estabelecer uma rede de contatos e criar relações de negócios, de forma pessoal e duradoura. Durante o encontro, foram realizadas mesas de discussão e trabalhos técnicos, encontros B2B e visitas a laboratórios de pesquisa e áreas de produção das principais empresas de Turim, líderes em níveis internacionais, como o Centro de Excelência em Imagens Pré-clínicas do Bioindustry Park, Telecom Italia Lab, Osai A.S., Instituto Superior Mario Boella, I3P Incubadora de Empresas Inovadoras do Politécnico de Turim, Gualapack spa, Pinifarina Extra e Envipark.

O Meet@Torino é também uma excelente oportunidade para mostrar aos piemonteses que deixaram a Itália como o Piemonte se desenvolveu nos últimos anos. O presidente da Câmara de Comércio de Torino salientou que “o intuito do evento não é reverter a ‘fuga de cérebros’, mas sim fazer com que esses profissionais piemonteses de sucesso se conscientizem do know-how, da tecnologia e da capacidade de inovação das empresas e dos produtos de Turim e do Piemonte. Embora a origem piemontesa seja o ponto de partida dessa rede, a oportunidade de fazer negócios é o seu motor. A ideia de criar uma rede de conhecimento entre conterrâneos para ajudar na realização de negócios é nova para a Itália , mas não para países como os Estados Unidos, onde existem redes bem desenvolvidas, por exemplo, no Vale do Silício.”

A rede Meet@Torino tem ainda uma plataforma de trabalho no Linkedin e, poucos meses após seu lançamento, já conta com 600 pessoas.

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br