.


Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Siracusa


Pedacinho da Grécia na Itália

08/08/2018

Considerada uma verdadeira pólis grega em meio a Itália, a comuna de Siracusa está localizada na região da Sicília, possui cerca de 121 mil habitantes e estende-se por uma área de 204 quilômetros quadrados e foi fundada pelos coríntios em 734 a.c. Siracusa tem uma península muito famosa chamada Ortígia, repleta de monumentos históricos e belas paisagens.

O Parque Arqueológico é um espaço onde se encontram monumentos que ajudam a entender melhor sobre a história da cidade. Entre esses objetos de apreciação, o Teatro Grego é de fácil admiração, pois, tem 140 metros de diâmetro, suas arquibancadas foram esculpidas na própria rocha, sem contar a sensação de entrar em um lugar que era utilizado como um cenário de lutas entre gladiadores e sede dos Jogos Olímpicos na época da Roma antiga. Realmente é de brilhar os olhos.

Outra curiosidade do parque é a Orelha de Dionísio, uma caverna cuja entrada é semelhante a uma orelha, esse fato a torna em uma das principais atrações da região. O nome Orelha de Dionísio foi dado pelo pintor Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, e se dá pelo fato da fachada da caverna se parecer com o formato de uma orelha humana. Do lado de dentro da gruta, os efeitos acústicos conseguem ecoar até 16 vezes as vozes das pessoas. Conta a lenda que Dionísio, antigo tirano de Siracusa, usava a caverna como uma prisão para os presos políticos, e por meio da perfeita acústica da caverna ele conseguia escutar, do lado de fora, os planos e segredos de seus cativos. 

Agora partindo para um roteiro menos exótico, porém, muito interessante, o Museu Arqueológico de Siracusa abriga diversos itens encontrados durante algumas escavações arqueológicas, não somente em Siracusa, mas, por toda a região da Sicília. Ao todo, são quatros setores para visitar, o primeiro é dedicado à geologia e pré-história, o segundo são para as colônias de Siracusa e da Sicília. Já no terceiro setor é exclusivo para as subcolônias fundadas por Siracusa, Agrigento e Gela. O quarto e último setor é totalmente dedicado à Siracusa, expondo o que foi encontrado de seus antigos meios políticos e culturais. 

Como de costume, ao se falar de cultura grega, a mitologia não poderia ficar de fora. A Fonte de Aretusa é um dos ícones da cidade e possui uma forte história mitológica. Segundo a lenda contada por gerações, o deus dos rios, Alfeu, se apaixonou pela ninfa Aretusa e tentou cortejá-la. Com intuito de fugir dele, Aretusa foi até a Sicília onde foi transformada em uma fonte pela deusa Diana, no entanto, inconformado por ter sido rejeitado, Alfeu se transformou em um rio para poder sempre se encontrar com sua amada. 

Hoje, é possível ver a fonte de Aretusa, onde crescem plantas de papiro ao seu redor, mas é na fonte de Diana que está representado todo o sofrimento de Aretusa para fugir de Alfeu. Apesar de toda a lenda, o povo de Siracusa considera a fonte um local romântico e imortal, onde acontecem os primeiros amores adolescentes.

Certamente, Siracusa é um belo lugar para se visitar, onde é possível conhecer as diversas curiosidades que envolvem a cultura grega, além de poder vivenciar a paisagem e o dia a dia italiano, que motivam e encantam tantos turistas ao longo dos anos. 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br