.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Cheios de charme e história, os Trulli conquistam quem visita a Puglia


Peculiares e muito diferentes da arquitetura típica vista nos pontos turísticos italianos, os Trulli chamam a atenção por sua forma simples e singular.

14/03/2019

As pequenas casas com telhados cônicos e paredes brancas da pequena cidade de Alberobello, no Vale de Itria, não são nada do que se espera da Itália em termos arquitetônicos. As peculiares construções são chamadas de Trullo, do grego Truólus, ou cúpula, e são tipicamente vistas na região da Puglia, no sul da Itália.

As estranhas casas intrigam por sua discrepância, se comparadas ao resto das construções da Itália. Elas não têm nada dos elaborados designs renascentistas ou das grandiosas ruínas romanas. No entanto, os Trulli são uma parte muito importante da história italiana e remetem ao passado grego da península, que teve diversas partes de seu território habitadas por povos helênicos. A existência das construções pode ser datada desde a Idade do Bronze e a cidade de Alberobello é um dos 54 patrimônios mundiais da humanidade, declarados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), existentes na Itália.

Apesar de sua aparência frágil e rudimentar as construções são sólidas. As mais antigas datam de 1350 e são habitadas até hoje. As casas são feitas com uma base de alvenaria calcária, pedra em grande abundância na região da Puglia, e um telhado em formato de cone, também de pedra, formado pelo empilhamento de peças retangulares de calcário. As construções são pequenas e sua arquitetura isolante faz com que sejam frescas no verão e quentes no inverno, perfeitas para a vida do campo.

Quando construídas da forma correta, podem durar centenas de anos e, de acordo com informações do site oficial de turismo na Itália, existe a lenda de que a maior parte das construções existentes hoje em Alberobello são resultado da tentativa dos Contes de Conversano de escapar de um imposto criado pelo Reino de Nápoles, no século XV, que taxava construções urbanas. Pela história, a aparência dos Trulli fez seu trabalho e enganou os cobradores de impostos, que as tomaram por construções frágeis, temporárias e de fácil demolição.  

Os Trulli são um grande exemplo da tradição arquitetônica italiana e seu princípio de edificar construções que sobrevivam à passagem dos anos. Para quem quiser viajar no tempo e conhecer essas belíssimas casas, visitar a cidade de Alberobello é imprescindível. E para aqueles que desejam uma experiência mais imersiva, existem Trulli disponíveis para estádia, que podem ser encontrados através de sites como Airbnb.

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br