.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Orvieto: a comuna medieval dos contos de fadas


Arquitetura pitoresca e vinhedos compõe um cenário perfeito

18/11/20

Com colinas e bosques surpreendentes, a região da Umbria é o “coração verde” da Itália. Sua preservação de séculos de história faz com que suas cidades e vilarejos pareçam ter saído de contos de fadas. Localizada na província de Terni, Orvieto é uma pequena comuna capaz de transmitir a sensação de um passeio pelo passado medieval, uma história começa sete séculos a.C., com o povo etrusco.

Orvieto foi construída no topo de um paredão de rochedos, no alto de uma colina, e, para se chegar ao centro da cidade, é preciso utilizar o transporte funicular (solução ferroviária que não depende da tração das rodas nos trilhos e funciona como um elevador), que inicia o passeio turístico imerso na natureza, dentro de uma cabine de vidro. 

Ao chegar no destino final do bondinho, o Pozzo di San Patrizio é a primeira atração a ser visitada. Construído, a pedido do Papa Clemente VII, para fornecer água à cidade em caso de cerco, o poço possui mais de 50 metros de profundidade e um sistema de escadas em espiral, com 248 degraus. Dizem as lendas que, ao chegar no seu interior, é possível fazer um pedido e jogar uma moeda.

Como parte de uma região conhecida como “terra santa”, por ser o lar de muitos italianos canonizados pela Igreja Católica, a Cattedrale di Santa Maria Assunta (Duomo di Orvieto) é, claramente, uma das mais belas da Itália. Construída em 1290, o edifício segue o estilo gótico-romântico e decorado com mosaicos de ouro, basalto escuro e mármore branco e rosa, e sua magnífica fachada retrata cenas do Antigo e do Novo Testamento. Em seu interior, a Capela di San Brizio abriga pinturas que retratam cenas do inferno, baseadas na Bíblia.

A arquitetura simples e charmosa do vilarejo faz com que o passeio pelas ruas, observando casas, lojinhas e flores, seja surpreendente e agradável por si só. No entanto, não pode faltar uma a visita à Torre del Moro. Por ser uma cidade de colina, ver todo o panorama de Orvieto, do ponto mais alto, é de tirar o fôlego. Logo na entrada da comuna, a Fortaleza Albornoz, que é hoje uma espécie de jardim público, é outro ponto de onde a vista é deslumbrante.

Fora todas as maravilhas, Orvieto é, também, uma região vinícola. Com diversos campos de vinho a serem visitados, vivenciando a experiência de degustar diferentes rótulos, a comuna é conhecida por oferecer, principalmente, seu vinho branco Orvieto Classico, com Denominação de Origem Controlada (DOC). Para alguns, é interessante sentar em um dos barzinhos com estrutura medieval e pedir uma taça do bom vinho da cidade.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br