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Experiência compartilhada


Mentores se preparam para assistir empresas italianas, em nova fase do Projeto Mentoring

10/07/17

Em iniciativa inédita no Brasil, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, em co-realização com a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro e da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Sul, deu início, em fevereiro deste ano, ao Projeto Mentoring, novo programa que tem por visão criar uma rede de gestores e/ou empreendedores italianos, residentes no exterior, que, no exercício do papel de mentor, queiram colocar seus conhecimentos à disposição das empresas italianas (mentee) interessadas em aumentar a competitividade e assertividade e melhorar seu posicionamento no mercado internacional.

Idealizado e apoiado, em ação conjunta, pela União das Câmaras de Comércio na Itália (Unioncamere) e pela Associação das Câmaras de Comércio no Exterior (Assocamerestero), o Projeto Mentoring é uma iniciativa inspirada na experiência da Câmara de Comércio italiana de Torino que, com o Meet@Torino – uma rede que inclui, atualmente, inúmeros profissionais de nível internacional, ligados à Região Piemonte pela origem, estudo ou trabalho.

Após quatro meses de seu lançamento, O Mentoring começa a apresentar seus primeiros resultados. Superando as expectativas, 33 candidatos a mentores se inscreveram para o processo seletivo da primeira etapa, sendo: dezoito em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete no Rio Grande do Sul; ao fim, 29 perfis foram classificados como idôneos e passaram à fase seguinte. Após criteriosa avaliação das autoridades italianas, sete candidatos tiveram seus nomes validados:

Minas Gerais: Fabio Nicora (CNH Industrial), Fabrizio Anzalone (Comau do Brasil) e Federigo Daub (Simpro).

Rio de Janeiro: Fabrizio Gibin (Enel) e Stefano Lisa (Tim).

Rio Grande do Sul: Carlos Alberto Sanches (Sava) e Antonio Carlos Grisci (Fiori do Brasil).

Concluída esta fase, os sete mentores preparam-se para assistir dez empresas italianas, de diversos segmentos, a fim de contribuir para o processo de internacionalização das organizações. Os mentees, como são chamados aqueles que recebem as orientações dos mentores, terão pela frente momentos enriquecedores para nortear o planejamento estratégico de suas empresas e potencializar o alcance das metas traças.

O mentor

Para se tornar um mentor é preciso que o gestou e/ou empresário atenda aos seguintes requisitos: ocupar, atualmente, posição gerencial em setores inovadores e prioritários para as necessidades de upgrading das PMI’s italianas; ter disponibilidade para fornecer conhecimento gratuitamente (30 horas em 8 meses para cada mentee); apresentar motivação para compartilhar experiências e contatos profissionais; não atuar como consultor de negócios; possuir, no mínimo, dez anos de experiência profissional e três anos de experiência na empresa em setores inovadores; ter raízes italianas e conhecimento do mercado italiano; viver no exterior.

Tendo como principais funções, o mentor deverá: dar suporte ao processo de aprendizagem, ajudando o mentee a formalizar exigências e a concentrar as limitações e pontos fortes, o estado de sua posição competitiva e de mercado; transmitir e difundir a cultura organizacional, visando ajudar o mentee a entender onde melhorar, compartilhando e internalizando os valores e as regras de sua organização; e facilitar os processos de iniciação à cultura de mudança e à inovação.

Além da expansão do prestígio e ampliação dos relacionamentos profissionais, ao se tornar um mentor o gestor e/ou empresário será incluído dentro de uma rede internacional de profissionais, empresas e instituições de alto nível. Também é notável destacar a aproximação com novas ideias e realidades empresariais dinâmicas e altamente motivadas, bem como a renovação da motivação profissional.

O mentee

Por sua vez, o mentee é um empresário ou gestor de empresa italiana que atende os requisitos propostos: demonstrar interesse em expandir suas competências pessoais; estar interessado em aumentar sua cultura empresarial e desenvolver seus negócios em mercados estrangeiros; e, por fim, possuir forte motivação à mudança e à inovação (e também de mercado);

O incremento de know-how à carreira do mentee será perceptível com base na expansão de suas habilidades e no crescimento profissional por meio de um curso de treinamento com pessoas altamente qualificadas e motivadas; no fortalecimento de suas relações profissionais; no aumento consciência da sua própria identidade; e nova visão de perspectivas no mercado exterior.

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La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


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