.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista com Franco Stola, Superintendente da Tiberina Automotive


Executivo conta um pouco sobre sua trajetória profissional e laços familiares que o unem ao setor automotivo.

Descreva a sua trajetória profissional.

Sou piemontês de Turim, formado em engenharia química e estudei administração na escola Vittorio Valletta em Turim. A minha família tem fortes laços com o setor automotivo. Em Turim, desde 1919, a empresa Stola é fornecedora da indústria automotiva. Em 2000 vim para o Brasil junto com a empresa da minha família, Stola do Brasil, até que ela foi vendida para outro grupo. Em 2003, voltei para a Itália e trabalhei na Business Unit Fiat Lancia Veicoli Commerciali Leggeri e atuei também como Key Account Executive da ABB (Asea Brown Boveri) para o Grupo Fiat. Posteriormente, voltei para o Brasil e fundei uma filial da empresa Bottero do Brasil, que tem a matriz em Cuneo (Piemonte), que faz máquinas para cortar vidro, na cidade de Diadema, São Paulo. Em 2009, conheci a Tiberina e hoje sou administrador único (Superintendente) da Tiberina Automotive Minas Gerais e de Pernambuco.

Quais são os entraves e facilidades em fazer negócios no Brasil?

Considero que um dos principais problemas em fazer negócios no Brasil é quando se esbarra na questão ambiental. Acredito que esta conscientização sobre a conservação do meio ambiente é relativamente nova no Brasil e atualmente as regras são muito rigorosas. Já sobre as facilidades, confesso que como trabalhei muitos anos como fornecedor do Grupo Fiat e tendo trabalhado no Grupo, facilitou muito a minha vinda ao Brasil.

A partir de suas experiências, aponte algumas oportunidades de negócios para as empresas italianas que pretendem se instalar no Brasil.

Vejo muitos setores com boas perspectivas, principalmente atividades e negócios relacionados ao setor automotivo, como é o caso da indústria de motocicletas que está em expansão. Existe também um ótimo potencial para os fabricantes de bicicletas, tanto tradicionais como as motorizadas e com baterias, uma vez que as pessoas estão buscando alternativas econômicas de transporte dentro das cidades.

Qual a importância em estabelecer relacionamentos com entidades e/ou associações locais para o sucesso de investimentos no Brasil?

Acredito que possuir um bom relacionamento com a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais é uma boa chave de entrada no Estado. Além da Câmara, outras instituições como BDMG e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) possuem papel fundamental para despertar o interesse dos potenciais investidores estrangeiros para as vantagens comparativas que o Estado teria em relação às outras regiões do Brasil.

 

Créditos fotografia: Bruno Figueiredo / Mercado Aberto.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br