.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Conheça o carnaval da cidade flutuante, um dos mais famosos do mundo


Uma cidade flutuante, erguida sobre uma lagoa, em um arquipélago formado por 118 pequenas ilhas, interceptadas por 150 canais, ligados entre si por mais de 400 pontes. Estamos falando da famosa e inigualável Veneza, localizada na Itália, no noroeste do mar Adriático. 

Veneza exerceu enorme influência política na Europa, ao longo da história, em grande parte em função de sua localização, que ajudou a garantir o controle do comércio com o Oriente. Veneza alcançou seu apogeu, quando os venezianos começaram a expandir-se pela Itália oriental, como resposta ao ameaçador avanço de Gian Galeazzo Visconti, duque de Milão. 

A decadência de Veneza teve seu início com a queda de Constantinopla. A descoberta do caminho marítimo para a Índia e a descoberta da América por Cristovão Colombo deslocaram as rotas do comércio e Veneza se viu obrigada a sustentar uma disputa com os turcos otomanos. Porém, por sorte, Veneza permaneceu incólume a muitas guerras e destruições que atingiram o patrimônio de tantas outras cidades.

Dentre os monumentos da cidade, muito bem preservadas, se encontra a Basílica di San Marco, uma das construções mais grandiosas da Europa. A Basílica tem arquitetura bizantina e foi construída para abrigar o corpo de San Marco. Nela estão aidna outros tesouros, como os famosos Cavalos de São Marcos, também conhecidos como os Cavalos de bronze de Constantino, quatro estátuas feitas em bronze no século IV a.C., e atribuídas ao escultor grego Lisipo.

A Basílica se localiza na Piazza San Marco, um das mais famosas do mundo. A praça é rodeada também pela Torre do Relógio, o Palazzo Ducale, o Campanile, a Biblioteca Marciana, o Café Florian e o Museu Correr, dentre outras atrações. O local ainda abriga o lendário e inigualável carnaval veneziano.

O carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVI, quando a nobreza se disfarçava para sair na festa e misturar-se com o povo. Desde então, as máscaras são o elemento mais importante do carnaval veneziano. A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias, em média, e durante as noites são realizados bailes em salões e companhias conhecidas realizam desfiles pela cidade. Um dos números típicos do carnaval de Veneza é o “Il Volo dell’Angelo”, em que uma pessoa desce por um fio de arame amarrado às torres do sino, indo em direção à Basílica. 

Os trajes utilizados na festa hoje são característicos do século XVIII e são comuns máscaras nobres, rostos brancos com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Em 1797, quando Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, após a assinatura do Tratado de Campo Formio por Napoleão Bonaporte, os festejos foram proibidos. Somente em 1979 a festa foi oficialmente restabelecida. Nessa época, mais cores foram introduzidas aos trajes, embora as máscaras continuem a ser predominantemente brancas, prateadas e douradas.

Em 2014, o tema do carnaval símbolo de Veneza é “Natureza através dos contos de fadas” - explorando como diferentes culturas se utilizam de contos e mitos para narrar os mistérios da natureza e descrever as origens da vida e das civilizações.

Os destaques ficam por conta do show da banda Batisto Coco, que mistura ritmos sul-americanos com músicas típicas da cidade, a apresentação “Esperando por Marie”, a qual é realizada pelo grupo de porta-bandeiras Contrada della Cerva di Noale, e o concurso que elege a máscara mais bonita e criativa de todas.

Realizado pela Academia Vivaldiana de Veneza, o concerto musical clássico “Flores Musicais” é um dos pontos altos da comemoração. Outras atividades culturais são o 5º Carnaval Internacional das Crianças, que oferece workshops e atividades dedicadas aos pequenos, e o teatro ambulante “Segredos de Veneza”, que encena uma peça interativa.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br