.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Milão vai além da moda e do design e oferece uma coleção de museus ricos em arte e história


A capital lombarda, mais conhecida pela modernidade e como capital financeira e da moda, é lar de importantes obras de arte

26/04/19

Apesar de ser famosa pelo design, moda e inovação, Milão também é uma cidade de muita história. A capital lombarda, como toda grande cidade europeia, é sede de vários museus que abrigam em seus interiores obras de grande prestígio e artefatos de importância para o mundo ocidental. A cidade é lar de mais de setenta museus que são administrados tanto por instituições públicas quanto privadas.

Para quem vai visitar Milão e quer ver um lado pouco explorado pela maioria dos roteiros turísticos pode se aventurar no paraíso histórico e cultural de museus milaneses!

Confira abaixo alguns dos grandes museus da capital lombarda! 

Pinacoteca di Brera

Localizada no Palazzo Brera, no coração de Milão e num dos distritos mais charmosos da cidade, a Pinacoteca possui uma das maiores e mais importantes coleções de arte italiana antiga e moderna do país. O museu é casa de obras muito conhecidas, como “Il Bacio”, de Hayez, e “Cena in Emmaus”, de Caravaggio, além compartilhar o palácio com a prestigiada Accademia di Belle Arti di Brera, Biblioteca Nazionale Braidense, l’Osservatorio Astronomico e l’Orto Botanico e com o Istituto Lombardo di Scienze e Lettere.

A galeria de Brera foi oficialmente fundada em 1806, mas já existia desde 1796, a pedido de Maria Teresa da Áustria, mãe de Maria Antonieta, para facilitar o acesso a grandes obras aos estudantes de belas artes. Ao contrário de outros museus na Itália, a pinacoteca foi fruto de uma ação governamental e não de galerias privadas como a famosa Galleria degli Uffizi, em Florença.

Hoje, o museu abriga mais de 400 obras, organizadas em um espaço de 38 salas, e funciona de terça a domingo, das 8h30 às 19h15 (a bilheteria fecha às 18h40). A pinacoteca está localizada na Via Brera, 28, e pode ser acessada por metrô, pelas paradas Montenapoleone (linha amarela), Cairoli (linha vermelha) e Lanza (linha verde).

 

Museo del Novecento

Localizado ao lado do cartão postal milanês, no Palazzo dell'Arengari, o Museo del Novecento é um espaço de 8.500m², dos quais 4.500 são dedicados a exposições de obras do século XX.

Fundado em 2010, o museu recebeu um investimento de 28 milhões de euros e hoje abriga em seu interior cerca de 400 obras, entre pinturas, esculturas e instalações. Além da coleção permanente, o Museo del Novecento também possui salas para exposições temporárias, como a Sala Focus e a Sala Archivi del Novecento.

Os artistas que causaram impacto significativo na cidade de Milão recebem maior destaque no museu e entre as obras mais importantes do acervo estão "Il Quarto Stato", pintura a óleo de Giuseppe Pellizza da Volpedo; “I bagni misteiosi”, uma instalação de Giorgio de Chirico feita inicialmente para ao jardim do Palazzo d’Arte no Parque Sempione; e "Neon per la Triennale" de Lucio Fontana.

O museu está localizado na Piazza del Duomo e pode ser facilmente acessado por metrô, na parada Duomo (linha amarela e vermelha) e abre todos os dias. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da instituição.

 

GAM - Galleria d'Arte Moderna (Villa Reale)

Construída entre 1790 e 1796, a bela villa que hoje abriga a Galeria de Arte Moderna é tanto um museu repleto de quadros famosos, reunindo a mais importantes obras lombardas do século XIX, quanto uma obra-prima arquitetônica do estilo neoclássico lombardo assinada pelo austríaco Leopoldo Pollack.

O edifício foi encomendado por Ludovico Barbiano, Conde de Belgiojoso, e desde sua construção foi habitado por diversas figuras históricas, incluindo o vice-rei do Reino da Itália, Eugenio de Beauharnais, filho do primeiro casamento da Imperatriz Josefina. A construção teve importante parte na história recente da Itália e seu mais ilustre morador deu à casa o apelido de Villa Reale.

Hoje, a magnífica construção é o lar permanente de obras assinadas por grandes artistas italianos, Pompeo Marchesi e Carlo Grassi, e de outros países, Pablo Picasso e Vincent Van Gogh.

A GAM está situada na Via Palestro, 16, a duzentos metros da parada Palestro, na linha vermelha do metrô. Quem for visitar a galeria também pode aproveitar para conhecer os jardins públicos Indro Montanelli, que data de 1794 como primeiro parque milanês destinado ao público.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br