.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Italiana Enel participa do Diálogos de Negócio


Evento contou com empresas de equipamentos elétricos, energia e infraestrutura

22/10/2018

Na última sexta-feira, 19 de outubro, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais realizou mais uma edição do Diálogo de Negócios, desta vez, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio da Área de Acesso a Mercados e da Câmara da Indústria de Energia. O encontro aconteceu na sede da Fiemg, em Belo Horizonte (MG), tendo como convidada a Enel, multinacional italiana e uma das líderes globais em energia.

As boas-vindas à empresa foram dadas pelo presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e do Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg, Valentino Rizzioli. “A Enel é uma das poucas empresas no mundo que fez vultuosos investimentos no Brasil nos últimos 12 meses. Para nós, ítalo-brasileiros, é um orgulho ter uma empresa tão qualificada em Minas Gerais”, afirmou. 

Com intuito de buscar novos fornecedores nos segmentos de distribuição e de energia solar, a Enel contou com a participação de quatro membros de sua equipe: Roberto Vergara, gestor de Inovação e Best Cost Countries America; Antonio Gutierrez, diretor de compras de energia renováveis; Gabriela Bueno Abreu, responsável por compras, infraestrutura e rede Brasil; e Luiz Claudio Franca, da área de qualificação e Vendor Rating Brasil.

Na pauta das apresentações, a Enel tratou de sua atuação em âmbito nacional e mundial, assim como da geração renovável e da contratação de novos projetos. Além disso, assuntos como tecnologias, capital markets, aquisições, investimentos na rede e sistema de distribuição foram falados pelos representantes da companhia energética.

O grupo italiano adquiriu, no final de setembro deste ano, a hidrelétrica de Volta Grande, em operação no município de Conceição das Alagoas (MG). Já com a recente compra de 73% da Eletropaulo, a empresa deu um salto no setor de distribuição no Brasil, mas ela atua também em geração e transmissão no país e em outros 34 países. Na área de distribuição, a Enel tem concessões em Goiás, Ceará e Rio de Janeiro. A empresa é líder em geração de energia solar e eólica no país.

“Como dizem os brasileiros, estamos juntando a fome com a vontade de comer. O mercado é competitivo e agressivo e nós precisamos seguir crescendo. Para isso queremos conosco os melhores empreiteiros. Já tive experiência de trabalhar no Brasil e os fornecedores mineiros de estruturas e montagens eram os melhores”, concluiu Gutierrez.

Ampliando o debate, participou do evento, também, a Sunteco Brasil, empresa associada à Câmara, que atua na realização de projetos e instalações de usinas solares fotovoltaicas. O CEO da Sunteco, Raffaele Peano, e o diretor técnico, Claudio Bordin, detalharam a execução do Projeto de Pesquisa P&D, desenvolvido para a Companhia Siderurgia Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ).

Vencedor do Prêmio Mineiro de Inovação – categoria “Intangível”, iniciativa promovida pela Câmara Italiana, o Projeto de P&D em detecção automática de incêndios florestais por visão computacional (câmaras embarcadas nas torres de distribuição de energia) foi outro destaque do evento. O empreendimento foi apresentado por Adriano Lisboa, diretor da Gaia Soluções, e Carlos Alexandre Nascimento, da Cemig, que desenvolvem o projeto em parceria.

A plateia do Diálogo de Negócios foi composta por diversos profissionais e pesquisadores, além de autoridades e personalidades do meio empresarial, com destaque para o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br