.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Degustação de vinhos de Salerno gera boas perspectivas de negócios em Belo Horizonte


Evento organizado pela Câmara Italiana promove aproximação e interação entre produtores de importantes vinícolas de Salerno com importadores e sommeliers mineiros.

A Câmara Italiana de Minas Gerais recebeu em Belo Horizonte uma missão vinda de Salerno, na Itália, composta por fabricantes de vinhos da região. O intuito da viagem foi apresentar seus característicos vinhos a importadores e sommeliers, em busca de novas oportunidades de negócios e parceiros no Brasil. 

Na ocasião da visita, ocorrida no último final de semana de abril, foi promovida uma degustação de vinhos, organizada pela Câmara Italiana no Automóvel Clube. Cerca de 60 pessoas tiveram a oportunidade de desfrutar do agradável evento e, além dos possíveis distribuidores dos produtos, compareceram também autoridades locais, como o Secretário de Turismo do Estado de Minas Gerais e também vice-presidente da Câmara, Agostinho Patrus, e o Secretário Municipal de Assuntos Internacionais de Belo Horizonte, Rodrigo Perpétuo.

A delegação institucional italiana contou com o Diretor Geral da Província de Salerno, Fasolino Francesco, e com o Diretor do Setor de Atividade Produtiva, Domenico Ranesi. Antes do início da degustação, eles se reuniram em um descontraído encontro com as autoridades mineiras presentes, com o presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Giacomo Regaldo, com o vice-presidente da Câmara, Mario Araldi e com o secretário-geral da instituição, Leonardo Freitas.

É a segunda vez que vêm ao Brasil, mas a primeira em Minas Gerais. A opção pelo Estado, segundo o Diretor Geral da Província de Salerno, se deve ao empenho do secretário-geral da Câmara Italiana que, em visita à Itália, apresentou as diversas oportunidades comerciais que Belo Horizonte pode oferecer. Para o Diretor do Setor de Atividade Produtiva, um fator determinante para a vinda a Minas Gerais é a forte presença de uma comunidade italiana importante e unida. 

Dos 33 produtores de vinho que fazem parte da Enoteca Provinciale de Salerno, representantes de quatro vinícolas locais formaram a delegação empresarial. São eles: Bruno di Concillis, da empresa Viticoltori di Concillis; Carmela Vuolo, da Mila Vuolo; Napoleone Cioffi, da Agricola Cobellis; e Paolo Bezzone, da Verrone Viticoltori. A expectativa dos empresários em relação às possibilidades de negócios geradas através da missão é muito positiva e após a degustação, encontros b2b foram realizadas visitas a potenciais parceiros.

Durante o evento, o produtor Bruno di Concillis expressou as potencialidades que percebe no Brasil: “Eu acredito que o mercado brasileiro tem extraordinária potencialidade naquilo que se refere à enogastronomia. Como um povo latino, os brasileiros tem o hábito de consumir coisas boas. E isso é importante, porque na área do BRICS, dos países emergentes, é o único povo que tem essa característica genética e cultural. Os povos latinos são naturalmente pré dispostos a consumir produtos de qualidade. E Belo Horizonte é a terceira maior cidade brasileira. Além de ser uma cidade economicamente forte e em expansão, é numericamente importante no que se refere ao consumo potencial do produto.” Bruno di Concillis ainda revela o que acredita ser a grande magia do vinho: as diferenças que cada vinho se expressam de acordo com o território onde é produzido e os mecanismos de produção. “Mesmo usando tipos de uvas iguais, de territórios próximos, se exprimem de maneira diversa de uma adega à outra. E esta é a mensagem do vinho no mundo.” Para Napoleone Cioffi, gerente de exportação da Agricola Cobellis, o vinho é ainda uma forma de manter e perpetuar tradições dos territórios e dos povos que o produz.

Os convidados participantes da degustação também se mostraram extremamente satisfeitos com a realização do evento. Armando Martini, proprietário da Casa do Vinho, achou excelente a oportunidade de conhecer mais a fundo os vinhos da região de Salerno e vai tentar chegar em um denominador comum com os produtores para trazê-los para Belo Horizonte. Johan Van Damme, proprietário de uma importadora de vinhos a ser aberta em breve, saiu animado do primeiro evento do setor que participa com cunho profissional. Para ele, foi uma experiência muito positiva poder experimentar produtos com gosto tão autêntico e derivados de uvas difíceis de serem encontradas.  

Confira na nossa galeria de fotos os registros do evento.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br