.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Jornada empresarial por Minas


Missão institucional busca estreitar relações com empresas ítalo-mineiras

18/09/2018

Durante as últimas semanas, O cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, acompanhado pelo secretário-geral da Câmara Italiana, Leonardo Freitas, visitou empresas italianas instaladas em Minas Gerais, algumas delas associadas à Câmara. Os compromissos aconteceram nos dias 6, 12 e 13 de setembro, passando por Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas.

O intuito foi conhecer presencialmente as empresas para discutir as oportunidades e as dificuldades relativas à atual situação econômica brasileira e seus impactos nos futuros negócios com a Itália, conhecendo o perfil da presença empresarial italiana no estado e promovendo uma conexão ítalo-mineira.

As visitas técnicas foram as primeiras do cônsul Savarese a empresas italianas sediadas em Minas após sua chegada à capital mineira, em junho deste ano. Nascido em Nápoles, Savarese formou-se em Ciências Políticas pela Universidade degli Studi di Napoli e ocupou os principais cargos junto à diretoria-geral para a mundialização e questões globais. Seu último cargo foi de chefe do setor econômico-comercial na Embaixada da Itália na Tunísia.

A primeira parada aconteceu no dia 6, na fábrica da Simpro do Brasil, em Contagem, e contou com a presença do presidente da Câmara, Valentino Rizzioli. Eles foram recebidos pelo diretor-superintendente, Federigo Daub, e pelo diretor industrial, Federico Vaccargiu. Ao término, houve uma videoconferência com o proprietário e presidente do Simpro Group, Giulio Bianchini, que demonstrou otimismo com os anos vindouros para a Simpro do Brasil.

Na manhã da quarta-feira, 12, foi dia de encontrar o CEO da Ventana Serra, Paolo Casadonte, na sede da empresa, em Belo Horizonte. Na ocasião, Freitas e Savarese viram de perto a estrutura de operações da companhia e conversaram com o CEO Casadonte sobre as perspectivas de crescimento da economia mineira e italiana. Ao fim do compromisso, Casadonte agradeceu a presença do cônsul e ressaltou sua disposição em colaborar pelo fortalecimento das relações entre os dois países. 

“Senhor cônsul, Dr. Dario Savarese, estou muito grato, juntamente com o meu amigo Leonardo, pela sua presença em nossos escritórios nesta manhã. Sou grato a você pela atenção dada ao Grupo Arcese e à minha pessoa. Por favor, conte conosco para qualquer necessidade de uma "ponte virtual" entre a Itália e o Brasil. Eu, sinceramente, aprecio e admiro sua abordagem orientada para negócios construtivos!”, enfatizou Casadonte.

Fechando a semana da jornada empresarial, o dia 13, quinta-feira, foi reservado para conhecer o potencial italiano de Sete Lagoas. Leonardo e o cônsul Dario passaram inicialmente na Cables, fabricante de material elétrico e eletrônico para veículos automotores. Em seguida, foram a Ompi - Stevanato Group, multinacional italiana produtora de embalagens destinadas à indústria farmacêutica. 

Por último, estiveram na unidade da Leagel, fabricante de matéria-prima para sorvetes e líder no setor. Com sede em Minas, nasceu da união entre Leagel Srl (umas das líderes europeia no mercado de ingredientes e semielaborados para sorveterias artesanais e confeitarias, situada na República de San Marino, na Itália) e um grupo de empresários italianos residentes no Brasil.

Os encontros em Sete Lagoas fazem parte de uma ampla abordagem para saber quais são os planos de investimentos, o perfil empresarial e realizar uma análise da taxa de crescimento das empresas. Todos os dados coletados serão apresentados em uma reunião com os empresários italianos da cidade e com os representantes governamentais de Minas Gerais para que seja discutido um plano de desenvolvimento industrial da região.

De acordo com o secretário-geral, Leonardo Freitas, o planejamento é que as visitas se expandam e mantenham um cronograma regular durante o restante do mês de setembro e os próximos meses, principalmente, nas cidades do interior de Minas. “Estamos intensificando e promovendo o processo de expansão para outras regiões do estado. Nosso intuito é identificar e apoiar as empresas italianas atuantes nessas cidades e aproximá-las da comunidade italiana de negócios e, consequentemente, contribuir para o fortalecimento comercial e industrial do interior”, conclui Freitas.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br