.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Organista e musicista Elisa Freixo participa de Festival de Cultura Brasileira na Itália


Promovido pela Casa Fiat de Cultura e pela Embaixada do Brasil em Roma, evento leva o melhor da arte brasileira à Itália, desde 2011

A organista e musicista Elisa Freixo é uma das convidadas do Festival de Cultura Brasileira na Itália, realizado em Roma, desde 2011, por meio de parceria entre a Embaixada do Brasil em Roma, a Casa Fiat de Cultura e o Ministério da Cultura. Com repertório escolhido especialmente para a ocasião, a artista se apresenta, no dia 22 de maio, às 20h, na Sant’Agnese in Agone, igreja barroca do século 17 que integra o conjunto do Prédio da Embaixada na Piazza Navona.

No concerto, a solista interpretará obras em dois diferentes órgãos: o primeiro instrumento é italiano, remonta ao século 18 e se caracteriza como “positivo” – por não possuir pedais e contar com poucos registos (nome dado às configurações do órgão, para que se obtenha um timbre específico); o segundo é alemão e foi reconstruído no século 20. Atualmente, conta com dois teclados e pedais, além de tubos feitos de estanho.

O repertório a ser executado por Elisa Freixo, no órgão italiano, inclui as peças Toccata, Allegro e Folias, de compositores anônimos do século XVIII; Tiento partido de VI Tono, de Joseph de Torres; Duas Sonatas, de Domenico Scarlatti; Sonata em Ré Maior e Allegro.Larghetto.Allegro, de João de Souza Carvalho. Já no instrumento alemão, a musicista interpretará Preludio e Fuga em sol menor, de Johannes Brahms; Andante com variações, de Felix Mendelsohn; Toccatina para Flautas, de Pietro Yon; Tango a modo de bossanova, de Guy Bovet; Currupio, de João Wilson Faustini e Toccata Longa, de Calimério Soares. 

Elisa Freixo ressalta que o repertório escolhido para o evento revela-se, ao mesmo tempo, original – posto que quase desconhecido na Europa –, bonito e leve: “Abro com peças latino-americanas e, em seguida, presto homenagem a Scarlatti e a seu ‘quase aluno’ João de Souza Carvalho. Já na segunda parte da apresentação, interpreto dois autores bastante conhecidos, Brahms e Mendelsohn, por considerar que suas obras soam muito bem no órgão alemão”. Na sequência, a artista dedica-se a duas peças, compostas, respectivamente, por Pietro Yon e por Guy Bovet. “Bovet foi meu professor e compôs Tango a modo de bossanova pensando no Brasil. A obra é muito divertida!”, comenta. A apresentação se encerra com o trabalho de dois compositores brasileiros, João Wilson Faustine e Calimério Soares. 

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, a realização, desde 2011, do Festival de Cultura Brasileira na Itália, em parceria com a Embaixada do Brasil em Roma, é a consolidação do sonho da permanente troca de experiências artísticas e culturais entre nações: “A cultura pode ser uma só, mas as manifestações revelam-se diversas. Daí a importância de que todos, no Brasil e na Itália, tenham acesso ao que de melhor é produzido, culturalmente, pelos dois países. Tenho certeza de que o vasto talento de Elisa Freixo será apreciado, e experimentado, pelos amigos italianos, como uma das mais belas e intensas facetas da cultura brasileira.” Lima Pereira recorda-se, ainda, do sucesso do projeto Momento Itália-Brasil, que, em 2011/2012, permitiu que muitos artistas italianos se apresentassem em terras brasileiras.

O evento conta com o patrocínio da Fiat Automóveis, CNH e Iveco.

Confira aqui a programação completa da apresentação.

 

Elisa Freixo

Após longo período de formação em órgão e cravo, no Brasil e na Europa, a paulista Elisa Freixo está radicada em Minas desde 1988, quando foi convidada, pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, a cuidar do órgão de sua Sé e a desenvolver um trabalho de divulgação em torno deste precioso instrumento. Além de suas atividades como concertista, que a levam a viajar regularmente pelo Brasil e por outros países, exerce intensa atividade didática, e vem produzindo uma série de gravações, ao órgão, como solista e camerista.

A musicista é, hoje, responsável por projetos de restauros de importantes órgãos históricos brasileiros, além de diretora artística dos Concertos no Museu do Oratório em Ouro Preto e responsável pela programação de concertos na Sé de Mariana e na Matriz de Santo Antonio de Tiradentes, em Minas Gerais. A artista também acaba de lançar seu último CD, gravado em Waltersdorf, Alemanha, com música ibero-americana dos séculos XVII e XVIII.  

 

Serviço:

Concerto com a organista e musicista Elisa Freixo

Festival de Cultura Brasileira na Itália

Dia: 22 de maio, às 20h

Local: Igreja Sant’Agenese in Agone – Via di Santa Maria dell’Anima, 30 (Piazza Navona)– Roma – Itália

Entrada gratuita. Sujeito à lotação da Igreja.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br