.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Uma viagem pela gastronomia de Bologna


A comuna apelidada de La grassa e suas razões de ser conhecida assim

12/11/19

Maior cidade e capital da Emilia-Romagna, Bologna conquista turistas a partir de sua culinária irresistível, com diversos pratos, doces e alimentos típicos bastante saborosos, tais como o tagliatelle al ragu, a lasagne verde alla bolognese, a torta di riso e, ainda, o friggione e a spuma di mortadella. Com um menu de excelência, a comuna faz jus ao apelido La grassa (a gorda), pelo qual é conhecida, decorrente de sua gastronomia farta e saborosa.

Famoso em todo o mundo, o espaguete à bolonhesa, que recebe o nome da cidade de sua origem, na verdade, não é feito com espaguete. Tagliatelle al ragù, como é nomeado em Bologna, é preparado com a massa tagliatelle, que é fresca e com largura de 8mm. Seguindo a receita tradicional, a refeição leva molho ragù, feito com carne bovina, suínas ou ambas, além de cenoura, cebola, molho de tomates frescos, manteiga, azeite e vinho branco. É, de fato, o prato mais importante a ser experimentado ao visitar o lugar.

Servida como um prato principal, é originária da comuna a lasagne verde alla bolognese, que se difere da versão brasileira da lasanha à bolonhesa. Uma massa fresca e tradicionalmente feita com espinafre em sua composição, sendo, portanto, verde, a receita intercala folhas de massa com os molhos ragù (bolonhesa) e branco (bechamel), além de queijo parmigiano reggiano, o famoso parmesão. A receita original, que encanta muitos paladares, não leva os ingredientes presunto e muçarela, como, normalmente, são adicionados ao prato preparado fora da Itália.

Considerada uma receita verdadeiramente histórica, sendo, inclusive, mantida na Câmara de Comércio de Bologna como um privilégio reservado às mais conhecidas preparação das receitas típicas, tem-se o molho friggione. Habitualmente servido como antepasto, o molho, que é pilar da culinária local, tem uma produção simples, porém precisa. É feito à base de cebolas, que passam por uma seleção para serem utilizadas e, logo após, são trituradas com sal e açúcar, fritas e cozidas por muito tempo com tomates frescos. Com um sabor agradavelmente picante, é ótimo para ser comido com pães.

A comuna, responsável por produzir alimentos que recebem certificações de origem e procedência, é famosa por sua mortadella bolognesa, que recebe o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida). Como capital famosa pelos preparos marcantes da gastronomia italiana, Bologna criou a spuma di mortadella, que se trata de um patê de mortadela triturada misturada com ricota fresca, parmigiano reggiano e creme de leite. Querido pelos nativos e turistas, o acompanhamento é servido com fatias de pães como entrada.

Ao fim de uma refeição completa, não se pode faltar a sobremesa, então, para os amantes de doces, Bologna apresenta a torta di riso, um bolinho de arroz, de sabor semelhante a um pudim, preparado com arroz, amêndoas, leite, ovos, baunilha e açúcar caramelizado. Essa receita é só mais uma das queridas pelos visitantes, que tornam a comuna um excelente ponto turístico em função da gastronomia.

 

Designed by topntp26 / Freepik

Designed by Freepik

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br