.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





José Geraldo Sales concede entrevista exclusiva para a Câmara Italiana


Sales é Superintendente Regional da Caixa Econômica

Quais foram os maiores desafios durante a sua carreira?

Foram muitos, a exemplo de trabalhar em regiões distantes, enfrentar estradas de terra,  poeira, regiões pobres, atender instituiçoes públicas de baixa capacitaçao, mas destaco como grande desafio desenvolver a capacidade de percepçao e sensibilidade própria, para conhecer e atuar nas competências das pessoas, colaboradores, clientes e gestores de instituiçoes públicas e privadas, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional, com a finalidade de produzir resultados sustentáveis.

A liderança moderna exige foco em competência. É preciso CONHECER e RESPEITAR colaboradores e clientes, para que você possa ATUAR com eficiência e contribuir para o crescimento das pessoas.

 

Como a conjuntura mundial vem afetando o mercado em que atua?

As crises mundiais podem nos afetar em duas frentes, da difiuldade e da oportunidade.

Em 2008, durante a crise, entramos forte no mercado de crédito, balizamos o mercado e contribuimos para reduçao das taxas de juros no Brasil. A crise foi oportunidade. Atualmente, o desaquecimento da economia mundial tem nos afetado negativamente, pois a reduçao produtiva das empresas brasileiras tem aquecido os indices de inadimplência, exigindo atuaçao mais forte da nossa parte. É a ponta da dificuldade.

No geral, ambas as frentes potencializam o aprendizado, uma pela expansão dos negócios e a outra pela melhoria nos processos operacionais.

 

Qual a importância da inovação para o mercado brasileiro? 

A inovaçao é fundamental para qualquer mercado, de qualquer país.

Para as empresas ou empreendedores é essencial criar ambientes de trabalho que valorizem o novo. Os gestores precisam se manter abertos à inovaçao, pois ela acontecerá de qualquer forma.

A ausência de inovaçao no ambiente de trabalho ou nas empresas é a principal causa da demissão de executivos e da morte de empresas. Quem não renova ou inova é ultrapassado e fica absoleto.

 

Como o setor bancário poderia cooperar com os pequenos e médio empresários?

Um grande erro no mercado financeiro brasileiro é quando as instituiçoes financeiras focam, ou priorizam o atacado, como forma de cumprir as metas mais facilmente.

Temos empreendido enorme esforço para alavancar operaçoes de varejo, ajustando os produtos e serviços e convencendo nossos executivos a atuarem mais fortemente neste nicho, que gera mais empregos e influi positivamente no desenvolvimento do país.

Investir no varejo é um ótimo negócio, pois permite a pulverização do crédito e minimização dos riscos.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br