.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Em seminário, especialistas tratam do comércio entre Brasil e União Europeia


Evento discutiu aspectos técnicos, burocráticos e oportunidades para o comércio entre o País e o bloco europeu.

28/03/19

Aconteceu na tarde dessa quarta-feira (18), o Seminário Desafios e Oportunidades no Comércio com a União Europeia, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG). O evento, que foi realizado pela Câmara de Comércio Ítalo-brasileira de Minas Gerais, trouxe profissionais, dos setores público e privado, para debater e esclarecer os pontos mais complexos dos processos de exportação e importação entre o Brasil e os países do bloco europeu, além de oportunidades para empresas que desejam levar seus produtos para a Europa.  

 O seminário teve início às 14h e foi aberto por Fabiano Soares Nogueira, representando a Fiemg, e Valentino Rizzioli, presidente da Eurocâmara e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais. Na sequência, Alexandre Brito, consultor de negócio internacionais da Fiemg, falou sobre o cenário atual das relações econômicas entre Minas, Brasil e Europa. O palestrante trouxe gráficos e informações que revelam o panorama das relações comerciais do país e do estado com a UE, além de explicar melhor as parcerias históricas entre Brasil e Europa.

Na sequência, o chefe da seção de comércio da delegação da União Europeia no Brasil, Michele Villani, fez um discurso ressaltando a expectativa de um acordo comercial entre o país e a Europa. Villani destacou, ainda, a importância da parceria entre Brasil e Europa. Adriana Pereira, superintendente da Tora Recintos Alfandegados apresentou sua palestra em seguida, trazendo oportunidades e soluções logísticas para quem deseja expandir suas relações comerciais com a Europa. Representando o escritório HLL Advogados Associados, Leonardo Pieri, abordou diversos aspectos legais dos processos de exportação e importação, dando ênfase às formas de facilitar o processo de acordo com a legislação brasileira.

Durante o intervalo, os presentes confraternizaram e retornaram ao auditório para a palestra de Matheus Rodrigues Cerqueira, coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cerqueira falou um pouco sobre alguns processos formais necessários para a importação e exportação de bens regulados pelo órgão, como medicamentos e produtos químicos, e sobre o papel da Anvisa nos tramites comerciais.

As duas últimas palestras foram ministradas por auditores da Receita Estadual, com Ruben Gueiros, e Receita Federal, com Carmen Nepomuceno. Ambos falaram sobre os papéis dos órgãos que representam em suas respetivas esferas, discutindo aspectos técnicos do comércio internacional e ressaltando que a parte burocrática a cargo deles pode ser realizada em tempo bastante hábil. Gueiros deu destaque à recente digitalização dos processos, e disse que a comunicação entre as entidades é otimizada pelo uso da internet.

A série de palestras foi encerrada com uma rodada de perguntas com Carmen Nepomuceno, Ruben Gueiros e Matheus Rodrigues Cerqueira, mediado por Alexandre Brito. As questões levantadas abordaram processos específicos como detalhes técnicos de processos aduaneiros e especificações técnicas exigidas pela Anvisa.

O seminário “Desafios e Oportunidades no Comércio com a União Europeia”, foi patrocinado pela Tora e Ventana Serra. O apoio para a realização do evento foi da ACIC(Associação Comercial e Industrial de Contagem), AC Minas(Associação Comercial e Empresarial de Minas), Belgalux Brasil, CCI França-Brasil, Câmara Portuguesa de Minas Gerais, CDL Belo Horizonte, FECON Minas(Federação dos Contabilistas de Minas Gerais), Fiemg(Federação das Indústrias de Minas Gerais), INDI(Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais), Jornal O Tempo, SAE Brasil, Setcemg(Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), Sindipeças e Abipeças, Sindicado dos Despachantes Aduaneiros de Minas Gerais e UBQ(União Brasileira para Qualidade). A realização foi da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio Indústria e Artesanato de Minas Gerais e da Eurocamara Minas Gerais.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br