.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Câmara Italiana de Minas Gerais traz delegação de Trieste para participar da Semana Internacional do Café


Câmara de Comércio de Trieste participou da feira, realizada pela primeira vez fora de São Paulo, e promoveu a Triestespresso, o mais importante evento da indústria de café expresso na Itália.

A Semana Internacional do Café, promovida pelo Governo de Minas Gerais, é um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro no ano, ocorreu em Belo Horizonte na última semana, entre os dias 09 e 13 de setembro. A semana abrigou o Espaço Café Brasil, a maior feira de café da América Latina, e a Reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).

Espaço Café Brasil

Realizado pela primeira vez fora de São Paulo, Minas Gerais foi o Estado escolhido para receber o Espaço Café Brasil em 2013. Essa seleção não foi por acaso, visto que Minas é o maior produtor de café do Brasil, responsável por 51,4% da safra nacional. De cada quatro xícaras de café consumidas no mundo, uma delas é feita com café proveniente do Estado. 

A feira, criada em 2006, é hoje um dos mais completos eventos do setor cafeeiro e reúne público nacional e internacional, entre produtores, cooperativas, indústrias, profissionais do mercado, representantes de equipamentos e produtores e apreciadores da bebida. Superando as expectativas, a oitava edição do Espaço Café Brasil recebeu mais de 12 mil visitantes em quatro dias, o dobro de público em relação ao ano passado, e contou com 110 expositores.

A Câmara de Comércio de Trieste participou da feira por meio de estande institucional, com o intuito de promover a Triestespresso - o mais importante evento bienal da indústria de café expresso na Itália, que envolve todas as atividades do setor. Na ocasião, Cristina Scarpa, responsável pelas feiras promovidas pela agência especial da Câmara de Comércio de Triste, se reuniu com representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais e da Brazil Specialty Coffee Association, dentre outras cooperativas e produtores locais. Foi apresentada a eles a oportunidade de participar como expositores da feira Triestespresso, em um pavilhão dedicado ao Brasil, com possibilidade do Brasil ser oficialmente o país convidado na próxima edição da feira, que ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro de 2014, em Trieste - Itália.

50ª Reunião Geral da Organização Internacional do Café

Durante sua presença na Semana Internacional do Café, Cristina Scarpa assistiu a algumas apresentações e discussões realizadas na 50ª Reunião Geral da Organização Internacional do Café, no intuito de encontrar autoridades e importantes representantes mundiais do setor, para envolvê-los na feira Triestespresso.

A reunião apresentou significativos avanços, principalmente no que se refere ao apoio aos pequenos produtores dos países emergentes, visando a melhoria do preço do produto. Participaram da reunião da OIC 157 delegados, 58 observadores e 79 visitantes convidados, de 70 países. Ao final do encontro, por aclamação os participantes aprovaram a Declaração de Belo Horizonte, com os principais pontos acordados nos quatro dias de discussões. Entre os principais temas, a OIC reiterou o seu compromisso de disponibilizar informações estatísticas e econômicas objetivas e abrangentes sobre o mercado global de café como meio de possibilitar a tomada de decisões com base em dados precisos e atualizados.

Durante sua presença na Semana Internacional do Café, a Câmara de Comércio de Trieste contou com suporte institucional e logístico da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, e também com o apoio da Illy Café - marca italiana proveniente da região de Trieste – por meio da Srª. Anna Illy, que auxiliou Cristina nos contatos com importantes instituições locais e internacionais.    

Confira na nossa galeria de fotos, algumas imagens do evento. 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br