.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Aeroporto industrial de BH e ferrovias mostram a força da logística


Câmara reúne especialistas para debater a inovação e a competitividade no setor

13/07/20

Diante da necessidade de debater um tema que muito impacta o Brasil, na última quinta-feira, 9 de julho, foi realizado o webinar “Aeroporto Industrial e Soluções Logísticas”. Organizado pelas Câmaras de Comércio Italianas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com o apoio institucional do Consulado Italiano de Belo Horizonte e do Consulado-geral da Itália em Porto Alegre e o apoio empresarial da BH Airport, da Clamper, do escritório Guarnera Advogados e da Ventana Serra do Brasil, o evento apresentou a necessidade de investimentos em alternativas de transporte, de modo a otimizar o tempo e reduzir os custos.

O assunto é de grande importância tanto para empresas, quanto para o País, pois impacta, de forma significativa, a economia nacional, afetando suas produções industriais e agrícolas. Diante disso, em um encontro esclarecedor, a videoconferência contou com uma apresentação dividida em cinco painéis, conduzidos por destacadas personalidades do setor empresarial, logístico e industrial: Ferdinando Fiore, diretor da Agência ICE São Paulo; Marcos Brandão, CEO da BH Airport; Paolo Casadonte, CEO da Ventana Serra; Ailton Ricaldoni, presidente do conselho da Clamper; e Giacomo Guarnera, sócio-fundador do Guarnera Advogados.

Em um primeiro momento, durante a abertura, o secretário-geral da Câmara Italiana de MG, Leonardo Freitas, os presidentes das Câmaras de MG e do RS, Valentino Rizzioli e Felipe Olinto, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, e o cônsul italiano em Belo Horizonte, Dario Savarese, fizeram as saudações iniciais, agradecendo a todos pela presença e comentaram um pouco sobre a relevância do tema na esfera empresarial e política.

Dando início às palestras, Paolo Casadonte transcorreu o tema “Soluções de Logísticas Otimizadas: o Vetor Ferroviário, apresentando a evolução desse setor no Brasil nos últimos anos, além de comentar a relação com a Itália e as expectativas para a conexão entre as empresas dos dois países.

Em seguida, Ferdinando Fiore introduziu o tema “Perfil das Importacões Brasileiras Provenientes da Itália e dos Investimentos Italianos no Brasil, quando apresentou o intercâmbio comercial entre os dois países, mostrando valores que retratam esse vínculo. Além disso, apresentou os benefícios que surgem com esses investimentos, abordando, também, sobre os impactos que surgem nessa relação, diante do contexto da pandemia do novo coronavírus.

Prosseguindo, Marcos Brandão detalhou o trabalho do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, como o primeiro aeroporto industrial brasileiro, apresentando as contribuições que esse pioneirismo pode fornecer às empresas. Em acompanhamento a Brandão, Cristiano Jardim, gestor de novos negócios do aeroporto industrial, pontuou, também, as oportunidades de parceria e os benefícios que surgem com elas, analisando os diferenciais do Aeroporto Indústria, além de apontar tecnologias, inovações e soluções no setor de logística, que se relacionam ao projeto.

Assumindo a palavra, Ailton Ricaldoni comentou sobre a parceria entre a Clamper e a BH Airport, esclarecendo um pouco sobre o setor de atuação da empresa, primeira a se instalar no aeroporto industrial de BH, e sua expansão. Além disso, Ricaldoni falou, também, sobre a capacidade de inovação e crescimento das empresas brasileiras e das oportunidades de conexão com o exterior, que tem se apresentado cada vez mais presentes.

O quinto e último painel do encontro, foi conduzido por Giacomo Guarnera, com o tema “A Atratividade do Brasil para as Indústrias Italianas nos Vários Setores”, diante de uma visão jurídica. O advogado apresentou as ações do governo brasileiro para facilitar a conexão Brasil-Itália, esclarecendo como reformas e medidas tem sido promovidas em busca de diminuir a burocracia e flexibilizar as relações comerciais. Dessa forma, Guarnera mostrou valores que confirmam os benefícios de investimentos em diversos setores e oportunidades que podem ser percebidas, mesmo diante do contexto econômico mundial que está sendo enfrentado.

Assista ao vídeo do webinar

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br