.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista: Cledorvino Belini, presidente da Cemig


31/10/19

Cledorvino Belini, vice-presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, integrou o grupo Fiat por 44 anos, tendo sido presidente da montadora no Brasil e na América Latina, de 2004 a 2015, além de tornar-se membro do Conselho Executivo do Fiat Group em 2009.

Atual presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Belini é mestre em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Programa de Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em entrevista à Câmara Italiana, o executivo aborda sobre o setor de energia no Brasil, com ênfase em Minas Gerais. Conta, também, sobre planos de mudanças dentro da estatal.

A Cemig está passando por uma reestruturação planejada para melhorar a eficiência e a sustentabilidade. Quais serão as principais mudanças e até quando devem acontecer?

O novo modelo de gestão que estamos aplicando na Cemig está focado nos resultados através do aumento da eficiência, da produtividade, da ênfase em pesquisa e desenvolvimento, da inovação, da eficiência energética e da governança. Isso vai preparar a empresa para todos os desafios que estão por vir, seja da forte regulação à qual as empresas de energia estão sujeitas, seja de um mercado que vem se abrindo. Estamos deixando de olhar para os mineiros como consumidores e voltando nosso foco para eles como clientes. A Cemig tem uma necessidade de investimentos da ordem de R$ 21 bilhões para modernizar toda a empresa, digitalizar todos os processos e pontos de contato com o cliente e realizar as obras de infraestrutura necessárias para o desenvolvimento do estado. Ao mesmo tempo, vamos intensificar os investimentos em fontes de energia mais limpas, sustentáveis e de custo mais baixo. Esse olhar 360°, visando sustentabilidade econômica, ambiental e também social, já acompanha a tradição da empresa e queremos posicioná-lo cada vez mais no topo. Não é por acaso que, recentemente, a Cemig foi listada pelo 20º ano consecutivo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Esse importante reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo.

Quais as perspectivas para o futuro do setor de energia em MG? Empresas italianas interessadas em investir no Brasil devem ficar atentas ao setor, especialmente em MG?

Estamos atentos a todas as oportunidades de negócios no setor. As fontes alternativas de energia são uma nova realidade do país. Não à toa, estamos buscando aumentar a capacidade instalada da companhia, com base na diversidade da matriz energética. Já temos um parque gerador com fontes, quase em sua totalidade, de energia limpa. Desde o fim do ano passado, realizamos três leilões para a compra de energia de fontes eólicas e solares, com grande sucesso, transformados em modelo por outras empresas do setor. Além disso, estamos criando uma nova marca da Cemig voltada para negócios de geração distribuída e serviços inteligentes em energia. O mercado de energia tende a se tornar cada vez mais dinâmico e aberto.

Com as novas tecnologias de geração de energia, há uma demanda por novos fornecedores. Isso se torna uma possibilidade de investimentos e parcerias de empresas italianas no Brasil?

Qualquer oportunidade proporcionada por novos mercados e novos produtos ou novas tecnologias abre um leque de chances de parcerias. Os fornecedores que tiverem o olhar voltado para o cliente e o mercado, com produtos e serviços integrados a esse processo inovador, estarão um passo à frente. O mercado da energia está se abrindo e precisamos de um olhar cada vez mais voltado para o cliente. Em breve, quem consome energia vai poder escolher de quem compra. Por isso, a Cemig está se movimentando para oferecer uma experiência mais digital, rápida e eficiente para seus clientes. E, tudo isso, com a confiabilidade que um sistema energético precisa ter. Todos que puderem nos ajudar nesse processo são bem-vindos.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br