.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





True Italian Taste exalta os sabores do Sul da Itália


Região italiana foi o tema do segundo encontro on-line do projeto

28/10/2020

A paixão pelos sabores únicos de cada ingrediente e o intenso cuidado em uni-los em receitas incomparáveis são algumas das características mais marcantes da enogastronomia da Itália. Em celebração a esta relação e aos autênticos produtos agroalimentares italianos, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais realizou, na noite da última segunda-feira, 26 de outubro, a Degustação e Aula-show Virtual – Sabores do Sul da Itália, um evento do projeto True Italian Taste.

As estrelas da transmissão foram o queijo grana padano (Denominação de Origem Controlada – DOC), o vinho Primitivo Puglia 2018 (Indicação Geográfica Típica – IGT), a pasta di Gragnano (Indicação Geográfica Protegida – IGP), o prosciutto di Parma DOC e pães italianos da La Vera Pizzeria Italiana. Os produtos foram entregues, antecipadamente, ao público e permitiu que todos interagissem e degustassem, simultaneamente, os alimentos.

A grata missão de apresentar os alimentos ficou por conta do chef napolitano Domenico Cardamuro, que preparou uma receita de “Calamarata di Gragnano IGP con 'O Rraú' Napoletano”, da enogastrônoma Nella Cerino e do sommelier Renato Costa. Eles contaram, também, com a colaboração de Valentina Mattana, importadora brasileira da pasta Garofalo, e de Leonardo Fontanelli, chef-proprietário da La Vera.

Conduzido por Leonardo Freitas, secretário-geral da Câmara Italiana, o evento ficou marcado, do início ao fim, por momentos com leves toques de nostalgia. Os italianos Valentino Rizzioli, presidente da Câmara, e Dario Savarese, cônsul da Itália em Belo Horizonte, fizeram as saudações iniciais, quando relembraram dos sabores e aromas da amada pátria, e que ainda permanecem vivos na memória.

A rodada de conversas da noite começou com o chef Leonardo Fontanelli, que detalhou a receita de seu pão italiano artesanal, feito a partir da técnica Biga. Em seguida, Valentina Mattana contou a incrível história da pasta di Gragnano e os requisitos para a certificação IGP, além do processo produtivo da massa, feita pelo pastifício italiano Garofalo, na comuna de Gragnano, na província de Napoli.

Ainda sobre os produtos agroalimentares com denominação de origem e indicação geográfica reconhecida pela União Europeia (UE), Nella Cerino apresentou, em detalhes, as características e curiosidades sobre o grana padano e o prosciutto di Parma. Falando diretamente da Itália, a enogastrônoma interagiu com o sommelier Renato Costa, que brindou o público um rico conteúdo sobre o vinho primitivo Puglia 2018 IGT, produzido na região da Puglia, no sul da Itália.

Em um momento muito esperado, o chef Domenico Cardamuro revelou sua receita de “Calamarata di Gragnano IGP con 'O Rraú' Napoletano”, prato tipicamente sulista. Repleto de memórias afetivas, Cardamuro relembrou momentos marcantes de sua infância em Napoli, quando a família se reunia para fazer passata di pomodoro caseira, um dos ingredientes do menu. O mestre italiano esclareceu sua preferência por pastas “lisas” em lugar das “listradas”, a melhor maneira para usar o queijo sobre a massa e outros segredos contados durante o preparo da receita.

Seguindo uma proposta de interatividade com o público, composto por chefs, jornalistas, influenciadores digitais e importadores, o evento on-line lançou dois desafios para participantes nas mídias sociais. O primeiro deles ocorreu durante a transmissão, quando os convidados deveriam publicar, no feed do Instagram, uma foto da mesa com os produtos recebidos, inserindo as tags #desafiosaboresdosul e #projetotrueitaliantaste. O vencedor do desafio foi o blog Vem com a gente (@dicas.vemcomagente).

O segundo desafio, que vai até o dia 9 de novembro, propõe que os participantes façam a receita ensinada pelo chef Domenico e publiquem uma foto, também no feed do Instagram, mostrando o prato e marcando as tags #desafiodochefnico e #projetotrueitaliantaste. Em ambas as dinâmicas, os vencedores recebem, como premiação, uma cesta com autênticos produtos italianos.

 

Clique aqui e assista à transmissão completa do evento.

 

O True Italian Taste é promovido e financiado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália e implementado pela Associação de Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (Assocamerestero), em colaboração com as câmaras de comércio italianas no exterior, para valorizar e salvaguardar os autênticos produtos agroalimentares italianos. O True Italian Taste faz parte do programa "The Extraordinary Italian Taste".

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br