.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





O lado excêntrico da culinária italiana


Pratos exóticos também completam o cardápio da Itália

03/02/20

Quando o assunto é Itália, a sua culinária, famosa mundialmente pela elegância e sabores deliciosos, é prontamente lembrada. Realmente clássica, a cozinha italiana cria a união de temperos e ingredientes que conquistam o paladar. No entanto, sua tradição é conhecida, majoritariamente, pelas principais receitas difundidas, mas, na verdade, nem só de clássicos vive a gastronomia italiana. Por exemplo, muitos pratos exóticos e não tão populares, também conquistam italianos e turistas.

Para começar o tour pelo lado excêntrico dessa gastronomia, o país do parmigiano reggiano, da burrata e de muitos outros queijos adorados é, também, onde se produz o casu marzu. Típico da região de Sardenha, o queijo de leite de ovelha tem sua maturação feita com larvas vivas de moscas. O produto, apelidado de “queijo de vermes”, é, na verdade, querido e elogiado por aqueles que o comem. Vale lembrar que, segundo as normas europeias de higiene e saúde pública, é proibido produzi-lo, mas em um próspero mercado negro da iguaria, pessoas pagam boas somas de dinheiro para conseguir um exemplar.

Destaque entre os pratos principais, as massas são especialidades que nunca podem faltar! No Vêneto, um preparo típico é o spaghetti con zottoli. Zotoi, como também é chamado, é um molusco pequeno e se parece com um mini-polvo. Com gosto e consistência de fruto do mar, quando preparado com espaguete e temperado, geralmente, com pimenta, se transforma em um prato surpreendente para o público.

Outra opção muito apreciada na Itália, que é curiosa para os brasileiros, é a carne de cavalo, servida como ”secondo piatto” ou, até mesmo, como recheio de sanduíches. Um hábito de consumo muito comum antigamente e, ainda, se mantém no cardápio atual, a carne de cavalo é, comumente, consumida na Puglia e no Vêneto, onde recebe muitos elogios e admiradores. Com um sabor mais adocicado que a carne de gado e temperado a gosto, é um prato de sucesso nas regiões.

Entrando na categoria das sobremesas, uma receita bastante difundida na Campania, Calabria e Marche é o sanguinaccio. Um doce tradicionalmente preparado no carnaval, o prato é a união de chocolate com sangue de porco. O sanguinaccio, cremoso e adocicado, pode ser servido de diferentes formas, por exemplo, derretido em ponto de calda ou mais consistente, em forma de um pudim.  

Mais um doce incomum para os brasileiros é a torta de melanzane al cioccolato, ou, em bom português, berinjela com chocolate. Típica da Campania, a sobremesa é preparada no verão, já que é a época de plantio do legume. Ela se caracteriza por fatias de berinjelas, fritas no óleo ou na banha de porco, e empanadas em açúcar e cacau em pó, intercaladas e cobertas com creme de chocolate. Finalizado, o doce se equipara a uma torta bem úmida de chocolate, que é aprovada por diversas pessoas.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br