.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Fiemg lança agenda legislativa com temas de interesse do setor industrial


São 37 projetos em tramitação na Assembleia Legislativa que serão acompanhados de perto pela entidade.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançará amanhã a Agenda Legislativa de Minas Gerais 2013. O documento contém 37 projetos de lei (PLs) em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e que são acompanhados de perto pelo setor industrial.

Os projetos acompanhados pela entidade e incluídos na Agenda estão divididos em oito áreas - meio ambiente, desenvolvimento regional, políticas tributária e fiscal, assuntos trabalhistas, cultura, turismo, economia e interesse setorial. A publicação é um instrumento que orienta o diálogo do empresariado com o parlamento mineiro.

De acordo com o assessor de Assuntos Legislativos da Fiemg, Sérgio Eduardo de Araújo, há os projetos considerados convergentes, ou seja, que tem o apoio do setor industrial em função de os impactos serem positivos em caso de aprovação. Foram inseridos também na Agenda os PLs divergentes, que podem prejudicar o setor.

Conforme o assessor da federação, alguns projetos são divergentes, mas com ressalva, ou seja, a intenção não é retirá-los da pauta, mas promover uma adequação no texto.

Do total de propostas incluídas na Agenda, 14 são relativas ao meio ambiente, dois ao desenvolvimento regional, 10 à política tributária e fiscal, cinco ao interesse setorial e três à economia. Além disso, foram incluídos no documento um PL relacionado a assuntos trabalhistas, um em cultura e outro em turismo.

Find - Relacionados ao tema econômico são dois projetos convergentes. Um deles é o PL nº 13.66/2011, de autoria da deputada estadual Ana Maria Resende (PSDB). A proposição determina a alteração da Lei 11.393, de 1994, que dispõe sobre o Fundo de Incentivo à Industrialização (Find).

A proposta é fixar em 10% a contrapartida exigida nos financiamentos feitos no âmbito do Find para empresas instaladas nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus, além do Norte de Minas. No restante do Estado a taxa será de 20%. Para a Fiemg, a proposta visa atrair maior número de investidores e desenvolvimento para as regiões beneficiadas.

Já o PL 187/2011, dos deputados estaduais Elismar Prado (PT) e Almir Paraca (PT), foi considerado divergente. A proposta é exigir a manutenção de um certo nível de emprego por parte das empresas tomadoras de empréstimo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Para a entidade, o nível de emprego varia de acordo com a realidade da empresa e do mercado. Dessa forma, é uma medida ineficiente do ponto de vista econômico.

Em nota, o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, afirma que a publicação representa o reconhecimento da indústria à importância da ALMG como fórum de discussão de matérias de interesse do setor produtivo, do próprio Estado e de toda a população. " este processo, participativo e democrático, que permite avaliar impactos e, ao final, inspirar decisões que contemplem os legítimos interesses da sociedade", conclui. O lançamento da Agenda Legislativa 2013 será na ALMG, em Belo Horizonte.

 

Fonte: Jornal Diário do Comércio

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br