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Ospitalità Italiana inova com selos de excelência às gelaterie


Projeto certifica a qualidade e a identidade italiana no preparo dos gelatos

20/03/20

Criado na Itália como um alimento fresco, com aromas naturais e textura cremosa e aerada, o gelato não é um sorvete comum, da maneira que, popularmente, o doce é conhecido no Brasil. Na verdade, existem grandes diferenças entre os dois. O gelato é uma iguaria italiana apreciada em todo o mundo, com baixo teor de gordura, mais saudável, mais consistente e com sabores acentuados, considerando seu preparo preciso, em que não utiliza aromatizantes artificiais. Não sendo por pouco, o Ospitalità Italiana incrementou o alimento como inovação ao projeto, que, agora, inclui as gelaterie.

O projeto Ospitalità Italiana foi criado pela Unioncamere (União das Câmaras de Comércio Italianas na Itália) e pelo Isnart (Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas), além de contar, também, com apoio do Ministério do Turismo e do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália. Ou seja, é um selo de qualificação fornecido pelo próprio Governo Italiano.

O programa certifica, desde 1997, por meio de rigorosos requisitos, a qualidade de restaurantes tipicamente italianos fiéis à tradição gastronômica da Itália. Iniciando as certificações pelos estabelecimentos do próprio país, o selo de qualidade começou a expandir-se, para outras nações, em 2010. Ao longo dos anos, a rede uniu 2.238 restaurantes, em 60 países, que garantem a preservação dos valores e da qualidade das receitas tradicionais italianas, que, hoje, inclui as gelaterias a essa conexão.

Em novembro de 2019, foi concedido o selo de excelência à primeira gelateria italiana do projeto. Um estabelecimento magnífico, localizado no cruzeiro Sky Princess. Assim como o processo de certificação para restaurantes, no âmbito dos gelatos, existem, também, requisitos. Além de ser associada à Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, a gelateria deve cumprir as seguintes exigências:

 

Identidade: exibir letreiro que identifique, facilmente, o estabelecimento como gelateria italiana, contendo as palavras “gelateria” ou “gelato”;

Acolhimento: expor elementos visuais que remetam à Itália, aspectos gerais bem cuidados e instalações conservadas e limpas;

Comunicação: possuir site com informações completas, que informe sobre as origens italianas, um profissional que saiba se relacionar em língua italiana e realizar eventos ligados à Itália;

Equipamentos: expor os gelatos em vitrine horizontal ou balcão expositor tipo “pozzetto” Made in Italy e utilizar equipamentos Made in Italy;

Produto: manter profissionais qualificados que saibam preparar os principais sabores da tradição italiana, utilizando bases e pastas para gelato Made in Italy;

Serviço: qualificar funcionários para atender às exigências dos clientes e que utilizam uniformes e equipamentos de proteção;

Transparência: emitir nota fiscal corretamente e exibir lista de preços bem visível aos clientes;

Acessórios: oferecer serviços extras de comodidades para o conforto dos clientes;

Boas práticas socioambientais;

Valorização do Made in Italy: vender produtos Made in Italy, realizar campanhas de promoção do gelato italiano e utilizar mobiliário Made in Italy.

 

Seguindo as exigências com rigor, o Ospitalità Italiana possibilita que as receitas e o legado italiano sejam disseminados com grande representatividade. Logo, permite a ampliação da relação de conexão entre os clientes, em contexto global, e os produtos italianos, valorizando a arte, a autenticidade e a qualidade deles, considerando as tradições e a fidelidade aos verdadeiros sabores d’Italia. A certificação impulsiona, também, as relações comerciais entre o Brasil e a Itália no setor agroalimentar e tecnológico, considerando os alimentos e equipamentos originários do país da bota.

 

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La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
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- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
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