.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Um roteiro para investidores


Em parceria, Câmara lança guia em italiano sobre investimentos no Brasil

19/12/2018

Quando o assunto é investimentos em novos negócios, o acesso a informações claras e precisas é um fator determinante para o processo de tomada de decisões. Tais dados devem partir de fontes com credibilidade e expertise sobre o assunto, pois necessitam de um conhecimento aprofundado das características e peculiaridades que envolvem o empreendimento.

Atenta a esta demanda, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, em parceria com a GSA Advice e o Guarnera Advogados, elaborou o Brasile: Guida per Gli Investitori Italiani, uma publicação em língua italiana que tem por objetivo oferecer a empresários italianos informações básicas necessárias à estruturação de seus investimentos no Brasil. O impresso contém informações relevantes sobre a economia mineira, dados estatísticos, legislação fiscal/tributária (federal, estadual e municipal) e trabalhista, além de outros aspectos que envolvem os investimentos.

Reunindo industriais associados da Câmara, autoridades da área de promoção e atração de investimentos, personalidades da comunidade italiana local e ilustres convidados, o Guia foi lançado na noite do dia 17 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). Em seu pronunciamento de abertura, o presidente da Câmara Italiana, Valentino Rizzioli, falou ao público sobre a contribuição do guia para auxiliar investidores estrangeiros a empreenderem em Minas, e como as projeções econômicas positivas e o otimismo da Itália em relação ao Brasil serão importantes elementos para impulsionar a retomada do crescimento no estado. “O governo e os empresários italianos estão muito confiantes em relação ao Brasil nos próximos anos. Por isso, precisamos fazer um trabalho bem feito para trazermos ótimas oportunidades de investimentos para Minas Gerais”, declarou Rizzioli.

Ao discursar, logo em seguida, o Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, lembrou dos fortes laços que unem mineiros e italianos, e como essa proximidade pode favorecer os negócios entre os dois povos. Em outro momento, o sócio-fundador da Guarnera Advogados, Giacomo Guarnera, revelou que o Guia servirá de instrumento para despertar o interesse de investidores durante as missões a Itália, previstas para o próximo ano. Finalizando o período institucional, a chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais (Ereminas), Maria Auxiliadora Figueiredo, afirmou que o Governo Brasileiro está empenhando em estreitar, ainda mais, as relações com a Itália, uma vez que o país europeu é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. “Como ítalo-descendente, conheço muito bem a importância das relações entre esses dois países. Quero deixar a mensagem de que estamos trabalhando intensamente para gerar sinergias, e estamos à disposição para atuar em favor dos negócios entre Minas e a Itália”, concluiu a embaixadora.

Após a formalidade, os convidados participaram de um jantar especial, em comemoração ao lançamento da publicação. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Cláudio Beato; da diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Cristiane Serpa; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela; e do representative office Brasil co-head da Unicredit Group, Renzo Regini.

Brasile: Guida per Gli Investitori Italiani

Publicado em língua italiana, o guia Brasile: Guida per Gli Investitori Italiani foi organizado pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, tendo seu conteúdo técnico elaborado pela GSA Advice e pelo Guarnera Advogados. O impresso conta com os prefácios do presidente da Câmara Italiana, Valentino Rizzioli; do Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Cláudio Beato; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe. 

Em seu conteúdo, o guia traz dados estatísticos e informações sobre a economia de Minas Gerais, além de abordar aspectos da legislação tributária/fiscal (federal, estadual e municipal) e trabalhista, bem como outros temas essenciais que norteiam os investimentos no Brasil.

Confira as fotos do evento

Em janeiro a versão online do Guia estará disponível neste site.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br