.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Itália contribui para a evolução do setor energético brasileiro


Webinário apresenta o legado italiano no mercado nacional

11/11/20

O made in Italy é um símbolo da excelência italiana em todo o mundo e, no setor energético, não é diferente. No Brasil, a presença de empresas italianas no mercado de energia tem trazido significativas contribuições para o desenvolvimento do segmento. Neste contexto, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, por meio de seu Grupo de Trabalho de Ambiente e Energia (GTAE), e em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, realizou, no dia 4 de novembro, o webinário “Energia: A Expertise Italiana no Setor Energético Brasileiro”.

O evento on-line reuniu três importantes executivos de empresas italianas para dialogar sobre os rumos e perspectivas da energia nacional: Fabio Saraga, gerente de projetos da Terna Plus; Javier Alonso, CEO da Enel Trading; e Francisco Scroffa, CEO da Enel X. Intermediado por Leonardo Freitas, secretário-geral da Câmara, a transmissão contou, também, com a participação de Raffaele Peano, vice-presidente executivo da Câmara, e do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, que fizeram a abertura do webinário.

Iniciando o ciclo de palestras, Fabio Saraga apresentou a atuação internacional do Grupo Terna, bem como sua presença no Brasil, com ênfase em Minas Gerais. Atualmente, a Terna Plus opera em três países da América Latina e, para os próximos anos, avalia novas oportunidades de investimentos, com o objetivo de concretizar negócios com risco limitado. O gestor esclareceu, também, as concessões do grupo no Brasil e, focado em Minas, expôs as parcerias e os projetos que estão sendo desenvolvidos na transmissão de energia.

Em seguida, Javier Alonso apresentou alguns aspectos gerais da Enel Trading, que, no Brasil, atua em distribuição e geração energética. O CEO detalhou o perfil de consumo dos clientes em Minas Gerais, aprofundando o debate em torno dos mercados livre e cativo de energia. Em complemento ao conteúdo, Ana Carolina Frauches, coordenadora comercial da Enel Trading, mostrou, na prática, por meio de estudos de casos, os diferenciais dos serviços oferecidos pela empresa e como eles impactam na redução de custos.

Com foco em buscar soluções inovadoras e tecnológicas para residências, empresas e cidades inteligentes, a Enel X foi apresentada por Francisco Scroffa, CEO da companhia, e que enfatizou a missão da empresa em trabalhar pela mobilidade elétrica e pelo consumo consciente e eficiente de energia. Ainda pela Enel X, Leonardo Abreu, diretor B2B para o Brasil, esclareceu sobre os serviços ofertados pela instituição, momento em que demonstrou um amplo portfólio de soluções desenvolvidas pela Enel X. Com foco no mercado business-to-business (B2B), Abreu apresentou as e-Industries, caracterizada por valorizar as tendências do mercado e averiguar, diante delas, as necessidades do cliente.

Clique aqui e assista à transmissão.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br