.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entenda o que são os selos de "prodotti alimentari tipici"


Os selos criados pela União Europeia protegem o produtor e garantem ao consumidor produtos de alta qualidade

17/05/19

Frequentemente, ao fazer compras ou ir a estabelecimentos de origem europeia, o consumidor observa que alguns produtos possuem um selo sobre o rótulo. Existem três tipos de selo e cada um possui relação com a origem e forma de produção do alimento.

Esses selos foram criados pelo Conselho Europeu, em 1992, para fomentar e proteger os produtos agrícolas e alimentares de origem europeia. Os selos protegem os produtos contra plágios, imitações de baixa qualidade e ajudam o consumidor a compreender melhor o produto que está comprando. Em uma era onde a diversidade de produtos é tão grande, os selos podem ajudar tanto os consumidores, quanto os produtores. Os primeiros a ter certeza de que o produto comprado é de primeira qualidade e o segundo a se proteger contra concorrência desleal. Além do mais, os selos possuem impacto cultural na preservação de receitas e modos de produção típicos dos países aos quais pertencem.

Já para os vinhos, a lógica é a mesma, porém os selos foram criados pelo governo italiano, na década de sessenta e atualizados em 1992 para se adequarem à lei europeia, e dizem respeito apenas aos vinhos produzidos na Itália.

Confira abaixo quais sãos selos, o que eles significam e alguns produtos certificados:

Selos para Alimentos

· DOP - Denominazione di Origine Protetta (denominação de origem protegida)

São usadas para designar um produto cuja produção dependa diretamente de uma região (considerando aspectos humanos e geográficos). As regiões são determinas pela legislação da União Europeia.

Produtos certificados: Prosciutto di Parma, Pecorino Sardo, Mozzarella di Bufala Campana, Grana Padano, Parmigiano-Reggiano e Asiago.

· IGP - Indicazione Geografica Protetta (indicação geográfica protegida)

Designam a asseguram que os produtos foram feitos na região que os tornaram conhecidos e seguindo os métodos tradicionais de produção.

Produtos certificados: Lardo di Colonnata, Pomodoro di Pachino e Panforte.

· STG - Specialità tradizionale garantita (especialidade tradicional garantida)

Garante o reconhecimento da especialidade de um produto devido às suas características típicas e valor qualitativos tradicional.

Produtos certificados: Mozzarella e Pizza Napoletana.

Selos para Vinhos

· IGT – Indicazione Geografica Tipica(indicação geográfica típica)

Significa que o vinho foi produzido em uma determinada região ou área delimitada. São equivalentes aos vin de pays franceses. Essa é a classificação menos exclusiva das três.

· DOC - Denominazione di origine controllata(denominação de origem controlada)

Significa que o vinho foi produzido em determinada região desde a colheita das uvas e respeita uma série de regras impostas pela lei que regulamenta a classificação. Além de terem que cumprir as exigências, esses vinhos são submetidos a diversos testes químicos e organolépticos (características materiais perceptíveis pelos sentidos humanos, como cor, aroma, odor e textura) antes de receberem o selo. Nesse caso, o selo também pode indicar que o vinho veio de uma sub-região.

· DOCG - Denominazione di origine controllata e garantita (denominação de origem controlada e protegida)

É a mais alta e mais exigente das classificações, se restringe aos vinhos já considerados DOC a ao menos 5 anos. Assim como os vinhos DOC, esses também precisam passar por testes químicos e organolépticos antes de serem vendidos.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br