.

Empresa: Piquini Comunicação Estratégica

Ramo de atuação: projetos de Comunicação Estratégica, Gestão de Mudança, Mídia & Marketing, cursos e workshops de engajamento

Endereço: Estrada para Nova Lima, 385, sala 607, Belvedere – Belo Horizonte (MG)

Telefone: +55 31 2510-2630

Site: www.piquini.com.br

Associada desde: 02/07/2014





Entender o Marketing Digital é mais fácil do que se imagina


Desconhecimento atrasa a entrada das empresas no mundo do Marketing Digital

15/02/18

Muitos empresários não sabem como agir diante do novo marketing digital por conta de sua incompreensão de como funciona a internet. Pesquisa realizada pela Piquini Comunicação Estratégica junto a empresas associadas da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais mostra que mais da metade delas ainda não trabalham suas mídias digitais de forma integrada, nunca utilizaram das ferramentas do Google Adwords nem de gestão de leads. 

“A boa notícia é que o mundo digital é mais fácil de entender e usar do que se imagina e é muito eficaz”, afirma Marco Piquini, da Piquini Comunicação Estratégica, que em conjunto com a Câmara Italiana realiza, dia 6 de março a palestra “Entenda o que é marketing digital antes que seja tarde demais”. O encontro será as 9h, no Casa Guaja (Avenida Afonso Pena, 2881). O evento é gratuito para empresas associadas da Câmara.

“De nada adianta um site bonito se ele não aparece na busca do Google, nem investir no facebook e instagram sem entender como essa mídia pode gerar negócios”, avalia Piquini, que antes de abrir sua empresa foi executivo de comunicação do Grupo Fiat por quase 20 anos. Para ele, o desconhecimento é o vilão dessa história. “O primeiro passo é entender a lógica de funcionamento do mundo digital para depois aplicá-la em benefício da estratégia da empresa”, sugere ele. “Marketing digital pode ser um excelente negócio”, diz.

Segundo Piquini, há um método a ser seguido. A estratégia digital nasce do plano de negócios da empresa, do posicionamento da marca no mercado, dos diferenciais de produto, dos públicos-alvo e de outras informações importantes. A partir delas, definem-se as estratégias que auxiliarão a localização fácil do site, bem como o estilo e a linguagem dos conteúdos a serem produzidos. “Depois faz-se um plano de Adwords ou de mídias digitais ou, para promover a divulgação e acelerar os processos”, enumera Piquini. “Esse é o começo”.

A resistência das empresas em adotar estratégias digitais também se deve à dificuldade de se tratar com fornecedores de sites, de conteúdo, de gestão de mídias e, em meio a isso, alinhar uma estratégia comum. “A integração de todos em torno de um plano é o que garante sua efetividade e baixo custo”, explica Piquini. “Por isso, saber como tudo funciona faz a gestão do marketing digital da empresa ficar mais fácil”.

Os empresários não têm muita escolha: devem entender e adotar o marketing digital. Segundo Piquini, algumas podem até sobreviver com métodos tradicionais de relacionamento com seus clientes, mas isolar-se analogicamente pode ser um perigo: “A empresa pode tornar-se gradualmente irrelevante perante o consumidor”, alerta ele. Hoje, antes de comprar, os clientes avaliam produtos e preços, verificam as opiniões de outros consumidores e tomam suas decisões de compra em ambientes em que só estão presentes as empresas que já se utilizam do mundo digital para sua comunicação. 

“Um teste interessante de se fazer é buscar no Google seu produto e verificar em que lugar ele aparece na lista de pesquisas”, exemplifica Piquini. “Se não apareceu na primeira página, sua empresa já está perdendo”.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br