.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Silvana Rizzioli, um exemplo de liderança feminina, concedeu uma entrevista exclusiva para a Câmara Italiana e contou os desafios que enfrenta na profissão


Como foi o ingresso na UBQ?

Em 2011 fui nomeada à presidente da União Brasileira para Qualidade com o objetivo de levar as organizações e a sociedade a considerar a qualidade como indicador fundamental, bem como alavancar a busca da excelência dos produtos e dos processos. A busca permanente da qualidade na gestão empresarial é capaz de promover o desenvolvimento não somente das empresas, mas também das pessoas e da sociedade. É no perfeito equilíbrio dessa energia que reside também a tão almejada “qualidade de vida”.

Por isso a missão da UBQ é contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, das organizações e das pessoas, por meio de debate de ideias e da difusão de conceitos e práticas modernas de gestão da qualidade.

A UBQ é um dos apoiadores do Prêmio Mineiro de Inovação e, em sua opinião, qual é a amplitude deste prêmio para Minas Gerais?

A UBQ atua também em fortes ações ligadas a sustentabilidade, como a gestão do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental, já no 10º ano de atividade, e apóia o Prêmio Mineiro de Inovação.

O Prêmio Mineiro de Inovação tem como seu maior objetivo também promover o crescimento sustentável e inclusivo através das melhores práticas de inovação e promover sua replicabilidade.

Precisamos, hoje, ter uma visão mais ampla do mercado e do mundo, trabalhar com o desconhecido e ser flexível as diversidades, aprender sempre e ter a capacidade de inovar continuamente e rapidamente.

Como foi sua adaptação e a da sua família ao Brasil?

Tenhos dois filhos e 4 netos mineiros. Agradeço Minas Gerais que me  acolheu tão bem,  me ofereceu grandes oportunidades e me concedeu a cidadania honoraria de cidade de Belo Horizonte e do Estado.

 

Quais foram seus maiores desafios, durante sua carreira?

Italiana, formada em administração de empresa e ciência da informação, vim para o Brasil no início dos anos 70, acompanhando meu marido Valentino, o primeiro executivo da Fiat italiana em Minas Gerais, que tinha como objetivo inaugurar a primeira fábrica da Fiat no Estado, a fábrica de tratores Fiat Allis. 

Trabalhei muito, queria me integrar às pessoas, aos idiomas e principalmente às culturas. Foi um período muito interessante em que pude conhecer os modelos de gestão e atuação das empresas americanas, japonesas e de outras nacionalidades.  

A Fiat foi parte importante de toda esta trajetória. Ingressei na Fiat Automóveis na década de 90, com um grande desafio pela frente: trabalhar inicialmente na área de desenvolvimento de recursos humanos.

Liderei projetos que me fascinam e, até hoje, me motivam, especialmente na área de desenvolvimento de pessoas. Na Fundação Torino, trabalhei para transformar a escola italiana em escola bilíngue ítalo-brasileira. A Fundação foi fundamental para a integração cultural da Itália, do Brasil e da Fiat em Minas Gerais

Na União Brasileira para a Qualidade encontrei o ambiente e o espaço ideal para contribuir, no âmbito de sua missão, para o desenvolvimento sustentável das organizações, das pessoas e da sociedade, buscando juntos um mundo melhor e com maior qualidade de vida.

O que gosta de fazer em momentos de lazer?

Gosto de ler livros, adoro estudar, estar sempre me atualizando. Para o lazer prefiro sítio ou praia e sobretudo curtir os netos que são nossos “filhos açucarados”.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br