.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





As tradições natalinas na Itália


Conheça um pouco mais das crenças e tradições que envolvem os italianos nas festas de final de ano.

O Natal na Itália guarda características tanto de tradições do cristianismo, quanto de tradições pagãs. A maior festa do antigo regime do Império Romano, a “Saturnália” é uma celebração do Solstício de inverno e coincide com as celebrações cristãs. Consequentemente, o Natal para os italianos representa simultaneamente o nascimento de Cristo e do Sol Indômito. 

Uma das antigas tradições italianas que envolve a época natalina é a abertura das festividades pelos “Piferari” ou banda de pífaros. São músicos que descem as montanhas de Abruzzo e Latium tocando e convidando as pessoas para as festas, já antecipando as celebrações.

Outra tradição, que mistura o cristianismo com o paganismo, é acender as lareiras e deixá-las assim até o Ano Novo.  As crenças pagãs explicam que a purificação e revitalização do poder do fogo se concentra na lareira, quando os espíritos do mal do ano anterior são queimados. Já a lenda cristã acredita que a Virgem Maria entra na casa dos humildes à meia-noite, enquanto as pessoas estão na Missa do Galo, e aquece seus filhos recém-nascidos diante da lareira.

Assim como no Brasil, o presépio também está presente no Natal dos italianos. Normalmente, os mais belos presépios são construídos em igrejas, ocupando grandes espaços e apresentando muita engenhosidade nos movimentos das figuras. Nas casas também são montados presépios, mas somente na noite de Natal a figura do menino Jesus é colocada.

Na Itália, as crianças acreditam na figura da Befana, também conhecida por Strega ou Vecchia. É uma personagem mítica, cm aspecto de velha, que leva presentes para as crianças bem-comportadas e carvão para as que não se comportaram bem. A lenda da Befana vem de uma tradição pré-cristã, que se baseia na cultura popular. Montada em uma vassoura, a Befana leva um saco com brinquedos, chocolates e balas, e vai deixando os presentes para as crianças nas meias penduradas na lareira ou nos sapatos deixados perto da porta. A Befana é comemorada no dia 5 para o dia 6, e ainda não foi totalmente substituída pela figura do Babbo Natale, como é chamado o Papai Noel na Itália.  

A Befana, muitas vezes, aparece nas ruas como uma pessoa mascarada, acompanhada de seu consorte, o Befano, guiando vários seguidores, que em troca de ofertas das famílias, dão a elas bençãos da Befana.  

As pessoas colocam nas janelas bonecas com a imagem da Befana, como demonstração de boa receptividade a ela. No fim das festividades, as bonecas são queimadas, como forma de incinerar as coisas ruins que aconteceram no ano passado e desejar boas realizações para o ano que começa.

Fonte: blog Parlando d’Italia

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br