.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista - Carlos Cabral: “Agora com o nascimento dos novos laços Mercosul x Europa, os negócios tendem a crescer ainda mais.”


O fundador e diretor da Action-Agenciamento de Cargas fala um pouco sobre logística e comércio exterior no Brasil

28/06/19

1.    Em abril deste ano, você participou de um road show na Itália, organizado pela Câmara Italiana, que passou por várias cidades.  Qual o balanço de sua participação nessa missão empresarial?

Só tenho a agradecer pela oportunidade, essa experiência reforçou o fato de que as relações comerciais entre Itália e Brasil, principalmente o estado de Minas Gerais tem muito a crescer. Agora com o nascimento dos novos laços Mercosul x Europa os negócios tendem a crescer ainda mais. O know how da Action junto ao nosso agente italiano, nos permite dar segurança aos clientes nos desenvolvimentos de negócios internacionais com o Brasil. 

 

2.    O catálogo de serviços logísticos da Action é extenso. Quais são as maiores dificuldades enfrentadas nos processos de importação e exportação no Brasil? Quais as soluções da Action para os eventuais obstáculos?

O Brasil é um país de grande extensão territorial e de limitações em termos de infraestrutura de estradas, portos e aeroportos com restrições de voos para cargas nacionais e internacionais. Sem falar que estamos presos ao transporte rodoviário, pois nossa malha ferroviária é precária. A Action, a fim de minimizar os impactos dessas insuficiências, estuda minuciosa e antecipadamente todos os detalhes dos processos a fim de oferecer a seus clientes as melhores opções logísticas, com o melhor custo benefício. Oferecemos serviços personalizados.

 

3.    A Action é certificada pela Receita Federal com o selo OEA - Operador Econômico Autorizado. Como o programa OEA impacta as importações e exportações no Brasil? Ele é um indicativo de um futuro menos burocrático para o para o país no âmbito do comércio exterior? 

Certamente o programa OEA veio para simplificar a vida de todos os envolvidos na cadeia logística, principalmente dos clientes. Em contrapartida todos devem atuar de forma transparente e idônea, a fim de fazer jus aos benefícios do programa. As importações e exportações brasileiras tendem a ficar mais ágeis e, como todos dizem, tempo é dinheiro, a tendência é de barateamento dos processos, promovendo crescimento do setor.

 

4.    Os agentes de carga ainda são mais contratados para importação do que exportação no país. O que determina essa tendência?

Algumas empresas, principalmente aquelas que exportam grandes volumes, tendem a negociar diretamente com armadores, chegando a fretar navios. Essa prática é resultado de um trabalho de redução de custos. Já no que tange as importações, são grandes as variáveis a se considerar e, contratando um agente de cargas e despachante especializado, as empresas evitam ter que contratar diversos profissionais para a realização dessas atividades. A terceirização nesse caso representa economia de tempo e dinheiro para os importadores.

 

5.    Quais são as perspectivas da Action para os próximos dois anos?

A Action tem ótimas perspectivas para os próximos anos, traçamos na virada do ano um orçamento crescente/ascendente  e temos, com o esforço de todos, alcançado nossas metas a cada mês. Outra variável que nos auxilia nesse crescimento e fortalecimento é a diversificação de nossos produtos e seguimentos de clientes.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br