.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Iniciativa vencedora do Prêmio Mineiro de Inovação tem proposta para escolas


Em nova etapa, projeto ambiental inovador inaugura, também, site

22/06/20

Com o apoio da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e de outras instituições, o projeto "Monitoramento Ambiental Utilizando Imagens Reais das Áreas Cobertas por Linhas de Transmissão e Reconhecimento de Padrões" alcançou, neste ano, uma importante etapa para a realização da proposta apresentada no programa, com o lançamento do site "Apaga O Fogo!", além de desenvolver o Projeto Rola-Moça nas Escolas, uma ideia para compartilhar sobre o tema em instituições de ensino, assumindo, também, um caráter pedagógico.

Idealizado e gerenciado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e parceiros, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Mineiro de Inovação 2014 – Categoria Intangível, promovido pela Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais e pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

O empreendimento vencedor apresentou, como propósito, a identificação imediata dos registros de incêndio nos grandes centros urbanos e, ainda, a inserção da participação da sociedade, por meio da internet, nesse importante tema de sustentabilidade. A partir disso, a proposta de grande impacto socioambiental, ganhou credibilidade e força e vem dando novos passos em função de sua efetivação. Assim, na primeira semana deste mês, simultaneamente à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Cemig, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e com a startup Gaia (responsável pelos algoritmos), lançou a página eletrônica ApagaOFogo.eco.br.

A iniciativa, em seu desenvolvimento, passou por uma pesquisa, feita no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, buscando obter parâmetros que tornassem possível a expansão para outros espaços geográficos. Outra etapa da desenvoltura desse processo se caracterizou pelo aprimoramento da tecnologia, permitindo que voluntários detectem focos de fumaça e de fogo, além da evolução do incêndio, para que, dessa maneira, possam auxiliar na identificação precisa das queimadas e tenham a chance de, por exemplo, acionarem alarmes para as autoridades responsáveis.

Logo após, o projeto deu início à segunda fase da execução, em que houve o lançamento do site "Apaga o Fogo!", que, inicialmente, monitora a Reserva Biológica da UFMG, a Mata Serra Verde e o Parque do Rola-Moça. Logo mais, na etapa seguinte, esse acompanhamento poderá ocorrer a partir de um aplicativo para dispositivos móveis, facilitando, ainda mais, o auxílio na luta contra as queimadas e na preservação ambiental.

"Utilizando a estrutura de linhas de transmissão de energia elétrica já existente, junto às câmeras de monitoramento das áreas, o sistema é capaz de detectar fogo e fumaça, em fase inicial. Dessa forma, possibilita que os focos sejam controlados, evitando que causem danos severos à natureza", declara Hani Camille, professor do curso de Engenharia da UFMG e um dos idealizadores do projeto.

Em conjunto ao programa de monitoramento ambiental, está sendo desenvolvido o Projeto Rola-Moça nas Escolas, que consiste na divulgação interativa e educativa nas escolas da região de Belo Horizonte, Nova Lima e Brumadinho. A ideia é construir uma dimensão de caráter sustentável nas instituições de ensino, com a montagem de uma infraestrutura que possibilite monitorar, em tempo real, o Parque do Rola-Moça.

Carlos Alexandre Meireles, engenheiro de tecnologia da Cemig, está otimista em relação às expectativas para o projeto nas escolas, em paralelo à iniciativa do site. "Esperamos grande contribuição da rede de ensino, nessa cruzada tecnológica, como auxílio voluntário na preservação do nosso maravilhoso Parque do Rola-Moça, na Grande BH", afirma. Meireles acredita que a iniciativa será um sistema excelente para a educação, não só das cidades envolvidas, mas mundial, considerando a capacidade da internet.

O Projeto Rola-Moça nas Escolas conta com a parceria da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da UFMG, da empresa Gaia e da Fundação Torino.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br