.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





A exuberante história medieval siciliana


Admiráveis ruínas que representam a cultura de diversos povos

24/06/20

 

Belas praias, vulcões, ruínas incríveis e muita história para contar. A Sicília tem, com certeza, muitas razões para ser visitada. Apresentando um pouco dessa cultura, Taormina, Palermo e Erice abrigam algumas das construções históricas mais admiradas da Itália, com castelos e igrejas que tem grande importância para todo o país.

A comuna de Taormina é um pequeno tesouro da região, situada entre o mar Jônico e o Monte Etna. Um monumento indispensável para conhecer é o Antigo Teatro Grego, que se localiza no centro da cidade e, mesmo com mais de dois mil anos, está muito bem conservado. É uma estrutura greco-romana, que se acredita ter sido construída, em sua forma original, no século III a.C., sofrendo algumas adaptações posteriormente. O teatro conta com um grande palco a céu aberto e uma arquibancada esculpida em rochas. Ao fundo, a paisagem se funde ao mar e ao Etna, que parece emoldurar o palco.

A zona medieval de Taormina conta, também, com a Praça do Relógio, construída com calçamento em mármore xadrez e cercada pelas igrejas de San Giuseppe e Sant’Agostino, que agora abriga a biblioteca principal, além da Torre do Relógio. Um ambiente popular e deslumbrante, onde se pode admirar um panorama magnífico que abraça o Etna, a orla da comuna Giargini Naxos e as ruínas do antigo teatro de Taormina. Ademais, o território siciliano é onde se encontram lugares que são colírio para os olhos e com muita história em suas estruturas, como o Museu das Artes e Tradições Sicilianas, na Piazza Vittorio Emanuele, e o Duomo di Taormina, na Piazza Del Duomo.

Em Palermo, os pontos principais do passeio turístico são o Palácio Real, também chamado de Palácio dos Normandos, e a Capela Palatina. Este palácio é a residência real mais antiga de toda a Europa e é, hoje, a sede da Assembleia Legislativa da Sicília. É uma estrutura que marca a época da dominação árabe e normanda, tendo sua primeira estrutura sido construída pelos árabes, onde se encontram salas decoradas com afrescos, como a de Hércules, que ilustra os papéis do herói mitológico. Logo após, com a chegada dos normandos, iniciou-se a reconstrução de uma fortaleza, denominada Qars, que, posteriormente, se tornou o que é, nos dias atuais, o Palácio Real. A Capela Palatina é mais uma das joias da arquitetura árabe-normanda e foi construída a pedido do Rei Rogério II. Seu visual tem um estilo harmonioso, que uniu mestres de três tipos de arte: bizantina, islâmica e latina. O local não é muito grande, mas é valioso, contando com detalhes folheados a ouro, demonstrando muita riqueza, em busca de representar a dinastia daquela época. Sua estrutura é toda em madeira e conta com um altar principal com a imagem de Cristo Pantocrator e muitos mosaicos, que descrevem episódios importantes da Bíblia. Além disso, tem elementos artísticos da arquitetura islâmica, representados de maneira única, visto que é o único lugar do mundo onde são decorados com figuras humanas, em cenas de caça, de guerra, de amor e outras situações.

Já na comuna de Erice, a história é bem mais ampla. Fundada pelos elímios, com fundamento na mitologia grega, nela foi construída um templo em louvor à deusa da fertilidade, Vênus. A partir dos materiais e pedras que já existiam ali, os normandos construíram uma fortaleza que é, hoje, a estrutura nomeada como Castelo de Vênus. Logo após, com outros domínios, como normandos, suábios e espanhóis, o local manteve-se valioso no âmbito da religiosidade e, por isso, é onde se encontram mais de 60 igrejas.

A Chiesa Madre, catedral de Erice, é mais um dos pontos apaixonantes da cidade. Sua fachada se mantém a mesma desde sua construção, iniciada em 1314, mas a parte interna, em estilo neogótico, já foi reconstruída duas vezes, nos anos de 1853 e 1857. O estilo arquitetônico desta igreja é extremamente particular e conta com uma decoração em seu teto com detalhes que simulam um tecido de renda. Ela foi construída a pedido do rei Frederico II de Aragão, em 1312, e localiza-se entre as duas pontas da cidade, ao lado da Torre do mesmo rei, que tornou-se o campanário da igreja. A torre conta com 108 degraus de escada em espiral para chegar em seu topo e, em seu percurso, é possível admirar a vista pelas janelas ogivais. Toda a comuna se constitui de muita história, como se os anos não tivessem passado por lá, sendo formada por muralhas, ruas e vilarejos de pedras.

 

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br