.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Incentivos fiscais e tributários à inovação são debatidos em webinar


Especialistas do FI Group apresentam como largar na frente pós-pandemia

03/07/20

Realizado, no dia 30 de junho, o webinar “Inovação com Recursos Brasileiros: Financiamentos, Incentivos Fiscais e Crédito Tributário” foi um encontro virtual, organizado pelas câmaras de comércio italianas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Mineira de Software (Fumsoft) e com o Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS), além de contar com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte e do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre.

Com o objetivo de apresentar a empresas as oportunidades que surgem com o atual cenário econômico e esclarecer como ele pode ser favorável à inovação, dois especialistas da empresa FI Group, corporação líder em assessoria a empresas na gestão do financiamento de projetos de P&D, associada à Câmara Italiana, foram os responsáveis por conduzir o webinar. São eles o diretor de negócios, Anderson Rodrigues, e o consultor de financiamentos e ex-tarifário, Marcelo Muller.

O secretário-geral da Câmara Italiana de MG, Leonardo Freitas, abriu abriu a videoconferência com uma apresentação institucional, seguido dos presidentes das câmaras de MG e do RS, Valentino Rizzioli e Felipe Olinto, respectivamente, que comentaram a importância dos temas debatidos e fizeram uma saudação aos participantes e aos parceiros do evento. Leonardo Dicker, presidente da Fumsoft, e Rafael Krug, presidente da SEPRORGS, também agradeceram pela participação e falaram sobre a atuação de suas organizações e indagaram sobre as expectativas de desenvolvimento para as empresas.

Anderson Rodrigues iniciou a apresentação “Lei do Bem, Tecnologia, Inovação e Indústria 4.0” esclarecendo a atual conjuntura econômica, falando sobre como a inovação é o ponto de partida para que uma empresa consiga ter melhor competitividade e gerar mais negócios. Logo após, adentrando ao tema, Rodrigues explicou sobre a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, mostrando seus pilares e sua relação com a tecnologia, sendo capaz de mostrar como o mundo pós-Covid-19 pode se percebe mais inovador, em vista desse fator tecnológico. Dessa forma, detalhou os benefícios de agregar novas funcionalidades e uma mostra de como esses investimentos podem ser vistos em um projeto de inovação.

Assumindo a palavra, Marcelo Muller falou, primeiramente, sobre a importância de fazer um planejamento, monitorando seus resultados e tendo a oportunidade de adaptar as ações da empresa ao que se adequa melhor. Em seguida, guiado pelo tema “Financiamentos”, esclareceu sobre as diferentes modalidades desse aspecto, fazendo um aprofundamento das possibilidades de atuação e condições gerais para a contratação.

Prosseguindo, Muller tratou do regime Ex-Tarifário, explicando a aplicação da redução, o que são e como funcionam alguns elementos que se relacionam ao programa. Após mais alguns esclarecimentos dentro do tema, o economista evidenciou, também, a “Lei do Bem”, em que trouxe um exemplo prático que descreve o benefício da legislação. Em seguida, retomando a fala, o advogado Anderson Rodrigues finalizou a webconferência, abordando sobre “Créditos Tributários”.

Em última etapa, houve um momento de interação e debate, quando os palestrantes responderam às perguntas feitas, via chat, pelos participantes.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br