.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Especialistas em RH debatem fenômeno do home office em webinar


Cinco líderes avaliam os desafios e resultados ao liderar equipes à distância

29/07/20

A pandemia do novo coronavírus impactou, significativamente, as relações de trabalho e, por essa razão, tornou-se essencial dialogar sobre a gestão de equipes fisicamente distantes. Diante disso, as câmaras de comércio italianas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul organizaram o webinar “Como Desenvolver Equipes à Distância?”, que aconteceu na última terça-feira, 28 de julho, reunindo especialistas da área de Recursos Humanos para compartilhar experiências e posicionamentos.

O evento foi mediado por Gabriela Balestrin, country manager Brazil da Pyou, e contou com a presença de quatro renomados gestores de pessoas de multinacionais italianas: Diego Borghi, CEO da Ducati do Brasil; Erica Baldini, diretora de RH Latam Fiat Chrysler Automobiles; Hernane Cauduro, diretor da Metal Work; e Mattia Iannone, diretor de RH South America da Ferrero. Os líderes debateram o fenômeno do home office e avaliaram os resultados obtidos até o momento, bem como os desafios em gerir os colaboradores no atual momento.

Dando abertura ao encontro, o secretário-geral da Câmara Italiana de Minas Gerais, Leonardo Freitas, e o presidente da Câmara Italiana do Rio Grande do Sul, Felipe Olinto, deram as boas-vindas aos participantes e agradeceram a Pyou Brazil, ao Consulado da Itália em Belo Horizonte e ao Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre pelo apoio na realização do webinar.

Balestrin iniciou as apresentações com uma contextualização sobre os desafios que surgem nas relações sociais e de trabalho, tanto para os funcionários, quanto para os líderes de equipe das empresas, diante das rápidas mudanças causadas pelo isolamento social e a necessidade de se trabalhar remotamente, a partir de suas casas, ou de maneira ainda mais cautelosa e controlada.

Em seguida, os palestrantes apresentaram as tecnologias utilizadas, por suas respectivas empresas, para possibilitar os trabalhos e controlar os resultados, o que requer constante monitoramento da dinâmica e diálogo com a equipe. Além disso, comentaram sobre a necessidade de reconhecer que as mudanças exigem empatia, união e apoio entre os colegas de trabalho para enfrentar, não só o distanciamento social, mas, também, as dificuldades psicológicas causadas pela nova realidade.

No decorrer da videoconferência, por meio de interações com o público, via chat, os palestrantes abordaram diversas questões, entre elas, o gerenciamento dos resultados das equipes e das vendas das empresas, como construir o sentimento de pertencimento sem o contato físico, como os famosos bate-papos na hora do café e, também, como incluir essas novas formas de trabalho no futuro, aprendendo com os desafios do presente.

Ao final da transmissão, o presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, em agradecimento aos palestrantes por todo o conteúdo compartilhado, contou sobre sua experiência em home office, que antecede ao período atual, e os benefícios da otimização do trabalho e do tempo, além de pontuar como a alternativa é capaz de adaptar o mercado no futuro.

Assista ao vídeo do webinar

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br