.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista :: Cícera Gontijo, proprietária do escritório Cícera Gontijo - Design, Decoração e Arquitetura


Empresária contou como foi sua participação na Homi Milano 2019

28/02/19

Nesta edição, o Italia Affari conversou com a arquiteta Cícera Gontijo para saber como foi a experiência dela na Homi Milano. A feira, que aconteceu em Milão, na Itália, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, é um dos principais eventos de design de interiores do mundo, reunindo anualmente os principais expoentes da área. Cícera fundou o escritório, que leva o nome dela, há 30 anos e, durante esse período, construiu uma carreira de sucesso e tornou-se referência na arquitetura e design de interiores em Minas Gerais.

 

1 - A Homi Milano é uma das maiores feira mundiais do setor de decoração e lifestyle. Como foi participar desse evento?

Foi uma oportunidade única poder entrar em contato com novos produtos e fazer contato direto com fabricantes de diversos utensílios, mobiliário e complementos para casa.

 

2 - Como profissional de arquitetura e Design de Interiores, o que a participação na feira agrega ao seu trabalho?

A visita à feira proporcionou contato com as últimas tendências do design de produtos e utensílios de casa, enquanto a visita aos estandes dos fabricantes, com ambientações e novos produtos, serve de inspiração para projetos de design de interior, sintonizados com o que há de mais moderno no segmento.

 

3 - Durante a feira, quais as novidades e tendências mais despertaram seu interesse?

A tendência do design dos aparelhos de mesas e utensílios expostos foi o que considerei mais impressionante. Principalmente os utensílios coreanos que, com desenhos e formas simples, formavam um design de sofisticação ímpar. A tecnologia aliada ao design representou aquilo que, para mim, mais se sobressaiu. A garrafa com capacidade para mostrar ao usuário a quantidade de água necessária diariamente e com sistema para avisá-lo é um exemplo disto. Porém, foram diversos os utensílios de cozinha que mostraram como o design ligado à alta tecnologia pode influenciar, positivamente, em outros campos, como a saúde.

 

4 - A Homi acontece em Milão, capital mundial do design. Na sua opinião, o que faz do design italiano algo único e, ao mesmo tempo, tão influente ao redor do mundo?

O design italiano é fruto centenas de anos do desenvolvimento de uma cultura específica, influenciada pela evolução das artes, e o aprimoramento de técnicas de produção altamente sofisticadas. A incorporação de novos conceitos e a inovação permanente colocam na vanguarda os criadores do design italiano.

 

5 - De alguma maneira, a escola italiana de design e arquitetura influenciam na criação de seus projetos?

Seguramente, é impossível negar a influência de diversos ícones da escola italiana de design [nos meus projetos]. Fundadores desse movimento, como Ponti, Molino e Castiglioni, são influências presentes na etapa de formação que persistem como guias para toda [a minha] vida profissional.  A produção de nomes da vanguarda atual como Citterio, Meda e Zanini perpetuam a influência da escola italiana no cotidiano de criação de projetos de novos designers em todo o mundo.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br