.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Assembleia Geral de Associados apresenta atividades realizadas e balanço de contas de 2018


Após reunião, aconteceu, ainda, mais um Diálogos de Negócio, com presença do presidente da Gasmig, Pedro Magalhães

25/06/19

A Câmara Italiana realizou, nessa segunda (25), sua Assembleia Geral de Associados, no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), para discutir o balanço financeiro do ano de 2018, as atividades realizadas no período até o momento e a Medalha Italia Affari 2019. Aconteceu, ainda, mais uma edição do Diálogos de Negócio, desta vez com a presença do presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Pedro Magalhães.

A reunião teve inicio às 19h, com apresentação das atividades realizadas no ano anterior. Foi divulgado o número de participantes, os conteúdos e propósitos de cada uma, assim como a frequência e datas de realização dos eventos. Dentre as atividades realizadas, destacam-se as missões para a Itália e os diversos workshops e palestras desenvolvidos.  Em seguida, discutiu-se o quadro associativo. O saldo total até o mês de junho foi de 192 associados. Por fim, as atividades realizadas até o momento em 2019, dentre elas o Tempo Técnico e os Grupos de Trabalho.

O presidente da Câmara, Valentino Rizzioli, falou, em seguida, sobre a Medalha Italia Affari 2019. Relembrou as edições e homenageados anteriores, revelou a indicação de Alberto Medioli, diretor da OMR Componentes Automotivos, e informou que os outros agraciados ainda estavam por decidir. Rizzioli incentivou aos presentes que apresentassem à Câmara sugestões de possíveis homenageados.

Raffaele Peano, vice-presidente executivo da Câmara, apresentou o balanço financeiro do ano de 2018. Em seguida o Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, destacou a importância de Minas Gerais, ressaltando a forte presença empresarial italiana no estado, e a essencialidade dos investimentos do governo estadual para atrair e expandir a atuação dessas empresas.

O evento foi encerrado com a palestra de Pedro Magalhães, presidente da Gasmig, em mais um Diálogos de Negócio. Magalhães apresentou a Gasmig, sua atuação em Minas e em outros estados, além de projetos atuais e futuros da empresa. Destes projetos, destacam-se a ampliação da rede de fornecimento, atualmente concentrada na região metropolitana de Belo Horizonte e sul do estado, para outras partes do território mineiro. Assim como a expansão e diversificação da gama de clientes, com destaque para empresas e uso doméstico do gás natural. Outro ponto foi a redução do custo do gás natural em Minas, sujeito às determinações de preços da Petrobras. A Gasmig busca mudar o quadro e reduzir o preço, equiparando-o ao do estado de São Paulo, que atualmente possui o gás natural mais barato do país.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br