.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Friuli Venezia Giulia: belezas naturais, história e gastronomia para todos os gostos


Terra de divisas, colinas, lagos e mares, Friuli Venezia Giulia é capaz de unir em uma única região o prazer da boa cozinha e da bebida a uma natureza rica, variada e acolhedora, com a adição de uma história milenar, rica em tradições.

Friuli Venezia Giulia é uma região localizada na Itália norte-oriental e faz divisa ao norte com a Áustria, a leste com a Eslovênia e ao sul com o mar Adriático e a oeste com o Vêneto.

O nome Friuli deriva do latim Forum Julii, que significa fórum de Júlio (dinastia de Júlio Cesar), já Venezia Giulia foi introduzido a pedido de Graziadio Isaia Ascoli, linguista goriziano que propôs substituir o nome com o qual os austríacos chamavam a área (Küstenland) pelo nome atual, relembrando assim a tradição romana da X Regio Venetia Histriae e dos Alpes Giulie.

Terra de divisas, montes, colinas, lagos e mares, Friuli Venezia Giulia é capaz de unir em uma única região o prazer da boa cozinha e da bebida a uma natureza rica, variada e acolhedora, com a adição de uma história milenar, rica de línguas e tradições e mãe de importantes patrimônios artísticos. Tudo em um território que permite em poucas horas passar pela contemplação do horizonte e do mar, admiração de enormes cumes de montanhas ao doce panorama de suaves colinas cobertas por vinhedos a perder de vista.  É uma terra especial, com pessoas únicas, onde a autenticidade e o respeito pelas próprias origens estão por todos os lugares.

Uma viagem do sabor por Friuli Venezia Giulia poderá percorrer os mais diversos itinerários, de acordo com a estação do ano, com o clima, os desejos e a curiosidade do turista. São diversos lugares deslumbrantes, com um acolhimento especial.

O Collio, que apresenta doces colinas enfeitadas de vinhedos, é um desses lugares. A natureza desenha uma paisagem única: no leste o rio Ison-zo, a oeste o rio Judrio e a norte a coroa dos Alpes Giulie. Situado na extrema parte oriental da região, na província de Gorizia, poucos quilômetros da Eslovênia, o Collio representa uma das zonas mais privilegiadas para a produção de vinhos, entre as primeiras a conseguir a Denominação de Origem Controlada. Para aproveitar melhor a beleza do Collio, você pode atravessá-lo  alugando uma Vespa, graças  à iniciativa “Collio in Vespa” que permite que você percorra sobre duas rodas esta maravilhosa paisagem.

O rio Tagliamento também é uma beleza natural da região, que marcou não só a história, mas também a cultura e o estilo de vida de Friuli Venezia Giulia. É um grande rio que não para jamais de impressionar pelas tramas que sabe criar, pelo seu amplo leito e pela vegetação que o deixa mais especial. Flui através de territórios os quais a tradição enogastronômica evoluiu com pratos a base de carnes suína e industrializadas, do saboroso presunto cru de San Daniele Del Friuli, de saborosos queijos e da truta defumada.

Já Pordenone e seus vales se expressam como um mix único de arquiteturas rurais, cursos d’água limpos e cristalinos, aldeias pitorescas e bosques verdes, de fazer encher os olhos.

Carniadis mostra aos olhos dos visitantes um mundo mágico: um vilarejo com sete vales que sulcam os Alpes carniche, na divisa com a Áustria e o Vêneto. Percorrendo essas terras que preservaram intactos um colorido universo folclórico e uma fascinante natureza, vai conseguir imaginar os vendedores de porta em porta que, entre o século XVI e XIX, se arrastavam além dos Alpes para vender especiarias e tecidos.

A capital da região, Triste, é uma cidade mágica, uma pérola do mar Adriático com a Praça da Unidade da Itália, a maior praça da Europa que dá para o mar. Ligação entre o passado e o futuro, com contrastes e características peculiares como o seu patrimônio enogastronômico, a sua atividade consolidada de pesquisa no âmbito científico e também o seu vento boreal, o vento que em certos dias do inverno sopra a uma velocidade de 120-150 km/h.

Esses são apenas alguns dos lugares cheios de histórias e saborosas delícias que você poderá visitar na região Friuli Venezia Giulia, que oferece diversos percursos incríveis. 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br