.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Desvende as belezas da Campânia


Região extremamente rica, a Campânia, localizada no sul da Itália, encanta pela beleza natural e pela diversidade cultural. O Parque Nacional do Cilento e Vallo di Diano é uma das preciosidades da região.

A Campânia (ou Campanha) é uma região do sul da Itália, com cerca de 5.700.000 habitantes e uma área de 13.595 quilômetros quadrados. É composta por cinco províncias (Avellino, Benevento, Caserta, Nápoles e Salerno), tendo na cidade de Nápoles sua capital. A Campânia é banhada a oeste e sudoeste pelo Mar Tirreno, e faz limite com as regiões de Lazio, Molise, Puglia e Basilicata.

É extremamente rica, tanto no que diz respeito a paisagens naturais, quanto culturalmente. O cenário é uma complexa junção de mar, ilhas, golfos, planícies e montanhas. Ao longo dos séculos, a área foi ocupada por diversos povos, dentre eles os Romanos Bizantinos, Longobardos, Normandos, Suevos, Angevinos, Aragoneses, Espanhóis e Bourbons, que influenciaram, cada qual com a sua história e cultura, os hábitos, a gastronomia e as expressões artísticas da região.

Um dos belos locais da Campânia, ainda pouco desvendado pelos brasileiros, é a região geográfica de Cilento, situado nas partes centrais e sul da província de Salerno. Cilento é repleto de belezas e tradições, berço da dieta mediterrânea e sede do homônimo Parque Nacional junto ao Vallo di Diano. Sua costa é uma sucessão de pequenas enseadas e praias únicas, dentre as quais estão algumas das mais belas e limpas da Itália.

A parte mais interna da área é igualmente deslumbrante, composta por uma encosta de montes, separados da região vizinha da Basilicata pelo estreito planalto do Vallo di Diaria. O mais alto é o Monte Cervati. Alguns deles, graças ao trabalho do tempo e da natureza, adquiriram formas peculiares, como bico de falcão, cúpulas e pirâmides. O vasto interior também é cheio de vales, planaltos calcários e rios que atravessam típicos vilarejos.

O Parque Nacional do Cilento e Vallo di Diano foi fundado em 1991, com o objetivo de proteger o território da especulação imobiliária e do turismo de massa.  Em 1998, tornou-se um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, junto com as antigas cidades de origem grega Paestum, Velia e Certosa di Padula.

Paestum (nome latinizado de Paistom, como foi originalmente batizada) foi uma grande cidade da Magna Grécia. Fundada no fim do século VII a.C. por colonos de Síbaris e continuou a prosperar durante o  Império Romano, recebendo privilégios especiais. A partir do século IV d.C. começou a declinar e foi abandonada no período da Idade Média. Só foi redescoberta no século XVIII. Sua importância está nas ruínas que preservou, sendo um famoso sítio arqueológico, grandes templos gregos, tumbas e outros edifícios. Foram encontrados também uma quantidade de objetos de arte e de uso diário, além de alguns dos mais raros exemplares de pintura da Grécia Antiga.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br