.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Roma além da Fontana di Trevi


Conheça algumas das mais belas fontes da Cidade Eterna

14/06/19

Roma é adornada por centenas de fontes, espalhadas por todos os cantos da cidade, nas mais variadas formas e tamanhos. Conhecê-las é fazer uma viajem no tempo através da história da capital italiana, além de ser uma oportunidade para explorar os tesouros ocultos de Roma, reservados aos verdadeiros admiradores da Cidade Eterna. Algumas fontes datam de períodos remotos como a República Romana, enquanto outras são criações modernas de artistas do século XX, mas todas são obras de artes fascinantes, cheias de história e beleza.

A história das fontes é tão antiga quanto a cidade em si. Elas nos dão uma dimensão do amor dos romanos antigos pelas águas, em especial pelas águas como parte da vida pública. A princípio, pensadas como o local final para os aquedutos que abasteciam a cidade, as fontes eram uma parte essencial da vida pública romana. Delas os habitantes da cidade tiravam a água usada no dia a dia, veneravam deuses, tomavam banhos ou simplesmente admiravam, no caso das com propósito arquitetônico. Até a chegada dos sistemas de bombeamento de água mecânicos, as fontes eram o principal meio de obtenção de água nas cidades.

Unindo o útil ao agradável, as figuras históricas que comandaram Roma usaram as fontes para se promover através dos magníficos trabalhos dos artistas contratados para concretizar seus sonhos. Frequentemente, motivos religiosos, desde ninfas, faunos e nereides, como na Fontana del Nettuno, a santos e cenas bíblicas, Fontana del Mosè.

As mais famosas são, com certeza, a Fontana di Trevi e a Fontana dei Quattro Fiume, na Piazza Navona, ambas imortalizadas pelo magistral cinema de Fellini e Vittorio de Sica, e visitadas por milhares. Porém, além destas, existem dezenas de outras fontes também belas e memoráveis.

Nós preparamos um roteiro com algumas das fontes mais belas de Roma e que devem ser visitadas por quem passa pela cidade:

 

  • Fontana dell'Acqua Felice/Fontana del Mosè

Construída para marcar o fim do aqueduto romano Acqua Felice, foi reformada pelo papa Sisto V, nascido Felice Peretti, em 1585. Na época, o Acqua Felice era o único funcionando e o papa se comprometeu a restaurar ao funcionamento todos os aquedutos construídos pelos romanos.

A fonte exibe elementos inspirados nos arcos do triunfo romanos e conta com três estátuas de figuras bíblicas: Moisés, figura central e que dá nome à fonte, Arão e Josué.

Endereço: Piazza di S. Bernardo, 00185 Roma RM, Itália

 

  • Quattro Fontane

É um cruzamento, entre as antigas Via Pia e Via Felice, na região central de Roma, próximo ao Palazzo del Quirinale, onde cada esquina é uma fonte. Construídas entre 1588 e 1593, cada uma das fontes representa um tema: o rio Tibre, o Rio Arno, a deusa Diana e a deusa Juno. A primeira desenhada por Pietro da Cortona e as três últimas por Domenico Fontana.

Endereço: Via delle Quattro Fontane, 00187 Roma RM, Itália

 

  • Fontana dell'Acqua Paola

Encomendada pelo papa Paolo V, a fonte foi construída entre 1611-1612. Está localizada no fim do aqueduto Acqua Paola (antes aqueduto de Trajano), reformado em entre 1608 e 1610, para lidar com o problema de falta d’água à direita do rio Tibre.

Endereço: Via Garibaldi, 00153 Roma RM, Itália

 

  • Fontana di piazza Santa Maria in Trastevere

É a fonte mais antiga de Roma ainda em funcionamento e passou por diversos restauros e modificações ao longo dos séculos, o último deles em 1984. Foi idealizada como destino final do aqueduto Acqua Alsietina, construído pelo imperador Augusto no século 2 d.C. para alimentar os locais onde eram realizadas as naumachiae (batalhas navais encenadas).

Endereço: Piazza di Santa Maria in Trastevere, 00153 Roma RM, Itália

 

  • Fontane di Piazza Farnese

As duas fontes da Piazza Farnece possuem uma história particular que se inicia em 1466, quando uma banheira, provavelmente trazida das Terme di Caracalla, apenas como ornamento para a praça, já que na época a região não era muito bem fornida de água. Anos depois, uma outra banheira similar foi adicionada à praça, mas foi apenas em 1610 que elas se tornaram fones, após reformas nos aquedutos feitas nos anos anteriores.

Endereço: Piazza Farnese, 00186 Roma RM, Itália

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br