.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





As belezas medievais e renascentistas de Ferrara


Conheça um pouco mais da cidade conhecida por seus castelos e sua expressiva arquitetura, com um centro histórico que lhe rendeu o apelido de

Ferrara é uma cidade medieval, conhecida por seus castelos e sua expressiva arquitetura. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1995, e rendeu à Ferrara o apelido de “Cidade da Renascença”.

A história da cidade está intimamente ligada à história da família Este, que governou Ferrara por mais de 300 anos. Entre os anos 1208 e 1598, a cidade viveu seu período mais glorioso, sob o comandado da dinastia Este. Como Ferrara era um feudo papal os Este se converteram em vigários papais e concederam à cidade prestígio e importância cultural.

Grande parte dos monumentos e palácios de Ferrara foram construídos durante o governo dos Estes, que transformaram a cidade em um centro de aprendizagem e artes criando a beleza e imponência urbana que vemos hoje.

De origem etrusca e dominada pelos romanos, só há registros sobre a cidade de Ferrara a partir do ano 753. Fundada para fins militares e comerciais, a cidade foi disputada por Guelfos e Gibelinos. Os Guelfos saíram vencedores e o seu líder Azzo d'Este VII se tornou o prefeito da cidade, dando início à Dinastia dos Este no poder.

No início do governo Este, Ferrara possuía pouca estrutura urbana, sendo vulnerável a ataques inimigos, além de ser uma terra insalubre. Por conta disso, Obizzo d’Este II, que assumiu o poder em 1252, decidiu erguer seu palácio em frente à Catedral di San Giorgio, localizada na Piazza Trento e Trieste, a mais importante praça da cidade, no coração do centro histórico da cidade. Esse Palácio Municipal de Ferrara foi a residência da família Este antes da mudança para o Castelo Estense, uma das atrações mais importantes de Ferrara.

Nicolò D’Este II assumiu o poder em 1361 e transformou Ferrara em uma cidade limpa, com ruas pavimentadas, fortalezas e torres. Para melhorar a estrutura da cidade, ele aumentou a tributação, mas o povo se revoltou e invadiu a Chancelaria matando o Chefe Fiscal de Ferrara. Foi devido a esse episódio que ele quis melhorar a defesa do reino contra o povo sofrido de Ferrara e mandou construir o castelo em 1385. Era dia de San Michelle, por isso o castelo foi dedicado ao arcanjo sendo conhecido como Castello di San Michelle ou Castelo Estense. 

Hoje o Castelo Estense fica bem no centro da cidade, mas por muito tempo foi o limite da mesma. Possui proporções imponentes, fosso, pontes elevadiças, torres e uma passagem elevada que ainda existe. Os afrescos do teto das salas do castelo também chamam a atenção. Hoje, o Castelo Estense se encontra junto à construção militar conhecida como Palazzo Municipale.

Alberto V, sucessor de Nicolò II foi quem fundou, em 1391, a Universidade de Ferrara, onde estudaram Paracelso e Copérnico, Savoranola e Ludovico Ariosto. Fez uma série de obras para mudar a cara da cidade, abriu praças, construiu igrejas, conventos e palácios, entre eles o Palazzo del Schifanoia, cujo nome quer dizer: o palácio que espanta o tédio, porque era um local de refeições ao ar livre e lazer onde hoje funciona o Museu de Arte Antiga.

Outra famosa construção de Ferrara é o Palazzo dei Diamanti, que foi construído em 1493. Atualmente funciona no local a Pinacoteca nacional e um museu de arte moderna e contemporânea. Com uma fachada coberta por 8.500 blocos de mármore branco e rosa, e um interior ricamente decorado, diz a lenda que o construtor teria colocado um grande diamante em uma das saliências. Outros atribuem o nome Castelo de Diamantes ao formato de diamante que as pedras de mármore da fachada possuem.

Ferrara é uma cidade repleta de beleza e história, que faz valer um passeio pelas suas ruas tranquilas, seja a pé ou de bicicleta.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br