.

Empresa: Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista: Davide Gerbaudo, CEO da GF do Brasil


31/08/2018

Em 1985, aos vinte e um anos de idade, o jovem italiano Davide Gerbaudo encarou o desafio de administrar, como sócio-proprietário, a GF, empresa familiar especializada em projetos e sistemas para tratamento do ar, sediada na comuna de Caramagna Piemonte, na província de Cuneo, no Piemonte. Como formação na área ambiental, Gerbaudo sempre teve em mente a missão de oferecer produtos com máxima excelência de qualidade, que, segundo ele, é um diferencial da empresa. Ao Italia Affari deste mês, o CEO da GF do Brasil falou sobre a expansão da empresa no país, onde atua há cinco anos, e da importância dos investimentos em gestão ambiental.

1 – Por meio de suas soluções, como a GF pode contribuir para melhorar a gestão ambiental das empresas? 

Sendo o trabalho da GF a filtragem em diversos ramos de desenvolvimento ambiental, entendemos que muitas ações da indústria mundial necessitam mudar de postura frente aos funcionários, oferecendo melhores condições de trabalho. Claro que o investimento inicial pode ser relevante, mas sempre retorna para a empresa em forma maior, sendo: melhor produtividade dos colaboradores, melhores condições do ambiente de trabalho, respeito para que condições inadequadas de trabalho não sejam continuadas, tratando sempre com respeito as relações com os colaboradores e com o meio ambiente. Os anos de experiência na Itália com filtragem das soldagens, filtragem das pinturas e filtragem das fumaças de descarga de veículos fizeram a GF ter excelência em atender soluções particulares de cada ramo industrial.

2 – Em relação ao investimento da GF no Brasil, quais os principais fatores influenciaram nessa decisão?

O investimento foi realizado por acreditarmos sempre na economia brasileira e seu crescimento positivo em relação a investimentos importantes no desenvolvimento ambiental. A GF tem feito relacionamentos em vários estados do Brasil, por meio de eventos empresariais, publicidade, catálogos e visitas técnicas para apresentar a capacidade de excelência dos produtos, onde já colhemos retornos positivos. Afirmamos sempre que estamos aptos para atender clientes com o melhor da tecnologia italiana existente e montagem com a presença de técnicos italianos no Brasil, equipe brasileira já capacitada, além de empresas parceiras que a GF, ao longo da sua atuação no Brasil, foi construindo relacionamento.

3 – Quais os principais desafios e conquistas alcançadas pela empresa no Brasil?

O primeiro desafio foi a presença da companhia com técnicos italianos. Foi um momento de descoberta sobre as particularidades de abrir uma empresa no Brasil. Além de que a GF foi a primeira a chegar a Pernambuco para fazer a instalação do sistema de aspiração da fábrica da Fiat. Naquele momento, foram dias de superação para descobrir as normativas e leis que não sabíamos antes, uma vez que os técnicos da Fiat também estavam fazendo as suas primeiras experiências. Foi um desafio seguido por um objetivo alcançado com êxito, devido à experiência da GF em 40 anos de atuação na Itália, para enfrentamento de desafios e conclusões prezando sempre pela qualidade. Prova disso, é a continuidade da empresa no Brasil com resultados positivos dos trabalhos realizados. 

4 – Olhando para o futuro, quais são as expectativas da GF para o mercado brasileiro nos próximos anos?

Para o próximo ano, a GF está organizando a abertura de uma filial em Minas Gerais para servir melhor aos potenciais clientes que se encontram nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e está em andamento para que ocorra com uma empresa parceira de Belo Horizonte. Sendo sempre amparada por técnicos italianos e o escritório administrativo, para atender melhor e com qualidade e eficiência seus clientes, como sempre foi o foco da GF.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br