.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Entrevista: Pietro Sportelli - Fundador e presidente da Aethra Sistemas Automotivos


Pietro Sportelli veio para o Brasil em 1960, atraído pelo futebol, mas foi como empresário que atingiu a glória. Em entrevista à Câmara Italiana, ele conta um pouco sobre sua vida profissional e como alcançou o sucesso.

Pietro Sportelli veio para o Brasil em 1960, atraído pelo futebol, mas foi como empresário que atingiu a glória. Fundador e presidente da Aethra Sistemas Automotivos, em entrevista à Câmara Italiana, ele conta um pouco sobre sua vida profissional, a importância do apoio da família e o valor de uma equipe forte para o sucesso de uma empresa.

 

Como foi o início da sua carreira e quais foram as maiores dificuldades que enfrentou nesses vários anos como empresário?

Sou italiano, nascido em Putignano – Província de Bari. Iniciei minha vida profissional ainda na Itália, com a idade de quatro anos, quando na época da guerra me levaram para uma oficina, onde eu quebrava carvão. Formei em design industrial, pelo Instituto Emilio Goeli di Putignano. Em 1959, ano em que vim para o Brasil, viajei por toda parte deste país e, posteriormente, iniciei minha carreira profissional atuando nas áreas de engenharia e consultoria técnica. Na Itália, porém, já trabalhava com carpinteiro e na fabricação de estruturas metálicas. As dificuldades foram as mesmas de qualquer empresário pequeno que deseja se desenvolver e ser grande: conquistar seu espaço no mercado.

Como as atividades da Aethra se iniciaram e o que o senhor acha que foi mais importante para que ela alcançasse o sucesso?

Em 1974, construi a Hammer Indústria de Auto Peças Ltda., juntamente com minha esposa e sócia, Gilma de Lima Gomes Sportelli. Na Hammer, dei início ao fornecimento de componentes metálicos estampados. Mais tarde, mudei a atividade para produção de peças para a indústria automobilística. Com o aumento da demanda do mercado, a Aethra criou novas unidades para atender tanto o desenvolvimento de componentes automotivos, quanto a fabricação de ferramentas para a produção de componentes estampados. Surgiu, assim, a Aethra Sistemas Automotivos S.A., que passou a desenvolver e fornecer produtos, promovendo o crescimento de sua atuação na área de engenharia, ferramentaria e estampados de pequeno, médio e grande porte.O fator mais importante para chegar no patamar que estamos hoje são nossas equipes consolidadas. Todo o mérito são dos colaboradores e das equipes fortes que se formaram.

A Aethra está aberta a novas parcerias?

Estamos abertos às parcerias que venham a somar ainda mais para o crescimento do Grupo.

Como o senhor avalia a política industrial do Brasil?

Acredito que precisamos de mais incentivo às indústrias no Brasil. Temos muito o que fazer para melhorar o cenário.

Qual a ligação atual da Aethra com o mercado italiano?

Somos uma empresa brasileira, nossa maior ligação com o mercado italiano é o fornecimento de componentes automotivos para os veículos que a Fiat produz no Brasil. Temos parceiros, amigos e fortes contatos na Itália, porém.

Como foi a sua adaptação ao Brasil?

Eu sou italiano, nascido em Putignano, mas a minha família é toda brasileira. Minha esposa Gilma Sportelli é mineira, de Diamantina. Minha adaptação foi muito boa. Quando vim para cá, o Brasil era um país repleto de oportunidades, com clima agradável e belos lugares. Acredito que isso tenha sido fundamental para que essa adaptação tenha sido tão boa.

Qual foi a emoção de receber, recentemente, o título de Industrial do Ano da Fiemg e qual você acredita ser a importância desse prêmio?

Gostaria de dizer que, acima de tudo, me senti muito surpreso com a indicação, mas muito orgulhoso e honrado pelo reconhecimento. É muito gratificante para mim, uma pessoa que começou como um pequeno empresário e cresceu ao longo dos anos, receber esta homenagem. Acredito que este prêmio seja um dos mais importantes do país, já que estamos falando de um título que homens importantes, como Juscelino Kubitschek, já receberam.

Quais são as suas expectativas após a aquisição da Usiminas Automotiva?

A aquisição da Automotiva Usiminas é muito importante para nossos negócios, pois sabemos da força desta empresa, que é muito forte na produção de conjuntos completos e cabines de caminhões. Isso nos coloca em posição privilegiada de mercado, consolidando ainda mais a companhia como a maior indústria de autopeças brasileira. Estamos em um patamar que nos permite olhar para o futuro, com uma lógica concreta de expansão intercontinental.

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br