.

Empresa: JAT - Just In Air TáxiI Aéreo

Ramo de atuação: Táxi aéreo

Endereço: Rua Boaventura, 2312, Hangar 11 - Liberdade, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3494-7777

Site: www.grupojat.com.br

Associada desde: 22/01/2002





Entrevista :: Agostinho Patrus Filho, diretor do Grupo JAT


30/11/17

Empresa de transportes é pioneira em eficiência energética no País

Grupo JAT alia sustentabilidade e economia com investimento em energia solar para seus escritórios

O desenvolvimento econômico do País e o consecutivo aumento do consumo de energia elétrica trazem grandes desafios para o setor energético e para os empresários preocupados em aliar competitividade dos negócios com crescimento sustentável. Com o objetivo de preservar o meio ambiente e poupar gastos, administradores e gestores públicos têm colocado a eficiência energética como uma prioridade para o desenvolvimento futuro das suas atividades.

Com o maior potencial para redução do consumo de energia no Brasil, o setor de transportes é um dos pioneiros em soluções de eficiência energética. Foi isso que apontou o relatório (R)evolução Energética, elaborado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), e pela organização não governamental ambientalista internacional Greenpeace.

O Grupo JAT, especializado no transporte rodo-aéreo de cargas, foi um dos vanguardistas no Brasil na implantação de um sistema de usinas fotovoltaicas para reduzir o custo do consumo de energia em seus escritórios. Com isso, aliou sustentabilidade com economia, dois princípios indispensáveis para um dos acionistas da empresa e deputado estadual Agostinho Patrus Filho.

Também presidente do Partido Verde em Minas Gerais, Agostinho não mede esforços quando o assunto é sustentabilidade. “Mais que pelo fator econômico, esse investimento se justifica pelo importante fator ambiental. Poder contribuir com nosso meio ambiente e ainda conseguir reduzir custos com essa benfeitoria nos dá otimismo para o futuro”, explica.

A implantação do sistema foi proposta por Raffaele Peano, consultor organizativo do Grupo e administrador da Sunteco Brasil, que atua em pesquisa e inovação técnicas no setor de energias renováveis. A empresa é responsável por uma série de usinas de energia solar, que estão instaladas por todo o território nacional. Para atender o aumento da demanda de empresas e indústrias interessadas em iniciativas sustentáveis, a Sunteco Brasil já instalou 11 usinas de energia solar apenas neste ano.

Segundo Raffaele, o Grupo JAT terá o retorno do investimento em cerca de quatro anos. Ainda assim, a usina, que começou a funcionar em janeiro, já contribuiu para uma redução de cerca 50% do gasto da empresa com energia elétrica. “O retorno é muito rápido, especialmente com essa visão de gestão, que abraçou a iniciativa pelo compromisso da sua diretoria com as questões do meio ambiente”, disse.

Como funciona

Uma usina solar com 32 placas fotovoltaicas foi instalada sobre o telhado de um galpão da empresa de transportes. As placas possuem uma alta potência, de 265 watts, e garantem a produção de cerca de 8,4 quilowatts em condições ideais.

A usina alimenta diretamente a rede interna da empresa e envia sua produção excedente para a rede da concessionária Cemig, que, com um medidor especial, calcula a diferença entre o que foi consumido e produzido, gerando desconto de quase 50% no pagamento da conta de energia elétrica.

Pensando no futuro

Mesmo com o investimento recente, o Grupo JAT não dispensa a possibilidade de desenvolver ainda mais seu lado sustentável, com a pesquisa de alternativas elétricas e híbridas para seus caminhões de carga.

“As energias limpas e renováveis ainda não chegaram aos grandes caminhões utilizados no setor de transportes. Ainda assim, estamos pesquisando tecnologias que podem ser futuramente implantadas nessa frota de veículos”, explica o consultor Rafaelle Peano.

Mercado em crescimento

A Sunteco Brasil já possui 15 clientes que investiram na iniciativa e, agora, têm mais cinco contratos que estão sendo discutidos. Para Raffaele, isso significa que o mercado está crescendo a cada dia. “Isso se deve tanto à conscientização quanto aos resultados das usinas. A redução dos preços dos componentes desse sistema é também importante. Afinal, quanto maior a produção, menores são os preços”, conta.

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br