.

Empresa: Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais

Endereço: Rua Piauí, 2019 - Funcionários, Belo Horizonte-MG

Telefone: +55 31 3287-2212

Site: www.italiabrasil.com.br





Natal na Itália


Tradição, magia e muito sabor

21/12/16

O Dia de Natal, festejado em 25 de dezembro, é comemorado em quase todo o mundo. Para o povo cristão, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, mas muitos não cristãos também comemoram a data, reunindo tradições, como a montagem da árvore de natal, a entrega de presentes para as crianças pelo Papai Noel, reunião da família para uma farta ceia, entre outras.

Em relação ao Natal na Itália, existe um provérbio que diz: “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” (Natal com os seus e Páscoa com quem quiser). Esse provérbio reforça a ideia de união familiar na época do Natal. Cada país tem sua tradição e o comemora de uma maneira bem específica. Na Itália, cada região tem uma característica diferente.

O Natal no Piemonte é muitas vezes celebrado por meio de representações sacras, presépios esculturais e presépios vivos. A encenação da adoração popular do Menino Jesus está espalhada por todo o Piemonte, onde o personagem típico é “Gelindo”, que, na véspera de Natal, guia os pastores para a igreja para entregarem suas ofertas para o Salvador. Recitado no dialeto de Alexandria, trata-se da história de pobres pastores alexandrinos que vão adorar o Menino Jesus: uma performance que mistura o sagrado e o profano, com referências satíricas frequentes à realidade contemporânea, piadas e brincadeiras dos protagonistas. Tradicional do Piemonte é também o visco, planta que cresce selvagem em muitas áreas e é um símbolo de boa sorte nas festas de Natal.

Verona também se destaca por seu símbolo natalino: uma magnífica estrela cadente branca que emerge da Arena de Verona e repousa exatamente sobre a Piazza Bra. A cidade de Romeo e Giulietta, que já é repleta de encantos, na época do natal se torna única, lúdica, acolhedora e convidativa. Vale a pena conhecer!

Em Veneza, também se destacam os diversos mercadinhos de Natal que se espalham por toda a cidade. Valendo-se do charme de seus canais, Veneza promove eventos musicais, culturais e artísticos para crianças e adultos durante toda a estação do Natal. Para os amantes da gastronomia há o imperdível “campiello dei golosi”: um estande com delícias culinárias de toda a Itália.

Para os amantes das montanhas e da neve, se destaca a cidade de “Cortina d’Ampezzo”, que nesta época é delicadamente decorada e assume aromas de vinho quente com biscoitos. Em seus mercadinhos é possível encontrar presépios de madeira, arranjos de flores secas, decorações para a árvore e para a casa, velas artesanais, mobiliário de Natal e tecidos.

Na Emilia Romagna o Natal é tradicionalmente decorado com muitas luzes, árvores e presépios. Cidades como Bolonha, Ravenna, Rimini, Piacenza e Ferrara também promovem seus mercadinhos de Natal, com a exposição de produtos típicos e comida de alta qualidade. As ruas e as praças principais ganham vida e cores, com diversas apresentações culturais e exposições de presépios, além da presença de acrobatas e malabaristas.

Entre os vários eventos de Natal na Toscana, os da cidade medieval de Lucignano se destacam pela tradição folclórica notável, pois estão diretamente relacionados à sua condição de vila agrícola. O seu centro histórico abriga no final de semana anterior ao Natal a “Fiera del Ceppo” –  anteriormente conhecida como “Fiera del Cappone” – que reúne ícones do artesanato local e da gastronomia típica da região. Durante estes dias as ruas da pequena cidade ficam repletas de gente, cores e sabores. Uma viagem no tempo em uma das mais belas paisagens da Toscana.

As tradições musicais associadas com a celebração do Natal permaneceram vitais na Sicília. Apresentações de música instrumental e encenações teatrais acontecem todos os anos para comemorar o Natal. O período de preparação é a Novena de Natal, que, na Sicília, é aplaudida por ciaramiddari (tocadores de charamelas, uma espécie de gaita de foles, usado antigamente pelos pastores). Durante a temporada de Natal, na Piazza del Popolo na cidade de Palazzolo Acreide, é feita uma cenografia espetacular na fachada barroca da Basílica de São Sebastião, com a árvore de Natal mais alta da Sicília e presépios de Natal de “Iblei”. No centro histórico fazem a encenação de um presépio vivo.

No interior da Sardenha, mais conhecida por seus belos destinos de praia, as tradições de Natal criam uma atmosfera antiga e com muitos sabores. Gergei e Desulo são um exemplo, com compromissos e eventos dedicados ao Natal. Becos, ruas estreitas, arcos, porões, celeiros e estábulos do centro histórico sediam o evento e servem de pano de fundo para a Palestina de dois mil anos atrás, aqui representada por personagens em trajes de época, desde a reconstrução do ambiente e do jogo mágico de acender tochas e chamas. Somam-se à beleza sagrada até mesmo o cheiro de incenso e a propagação de odores típicos do Natal: castanhas assadas, tangerina e pratos quentes típicos servidos aos viajantes.

O cheiro forte do óleo da fritura, misturado com canela, que é derramado nas ruas e becos dos centros históricos da Calábria, avisa que o Natal está chegando. Fazer um “cullurielli”, uma espécie de rosquinha envolta em açúcar, é uma das muitas maneiras tradicionais para comemorar a vinda do Messias; segundo o costume, apenas para as famílias pobres e aqueles que estão de “luto” não é permitido esse luxo.

Fonte: Blog Pesquisa Italiana

 

Todos os nossos eventos





Outras Notícias



La Camera di Commercio Italiana di Minas Gerais è un'associazione senza scopo di lucro che dal 1995 svolge la missione di promuovere e rafforzare i legami istituzionali e commerciali tra Italia e Brasile. Nel 1998 è stata riconosciuta dal Governo Italiano e da allora fa parte dell'Associazione delle Camere di Commercio Italiane all'Estero, ASSOCAMERESTERO, che a sua volta fa parte UNIONCAMERE (Unione delle Camere di Commercio in Italia).


Per realizzare la sua missione, la Camera distribuisce le proprie attività su due fronti: la prima a servizio delle imprese e la seconda a livello istituzionale.


Nell’ambito dell´assistenza alle imprese, la Camera agisce come un ponte strategico tra le imprese italiane che già hanno oppure cercano rapporti commerciali in Brasile, e per imprese brasiliane interessate al mercato Italiano, offrendo a queste servizi personalizzati per soddisfare le loro esigenze.


Tra i principali servizi resi, si evidenziano seguenti:
- Ricerca partner commerciale e/o produttivo (joint-venture);
- Elaborazione mailing list di importatori/esportatori, grossisti, distributori o rappresentanti etc;
- Ricerca economica preliminare (analisi della concorrenza, prezzi di mercato, canali di sbocco etc);
- Informazioni sulle tariffe doganali per l´importazione in Brasile e le eventuali barriere;
- Ausilio per finanziamento presso le banche locali;
- Ausilio per identificazione di incentivi finanziari e fiscali per la creazione e costituzione di società in Brasile;
- Elaborazione analisi di fattibilità economica per l’importazinoe in Brasile di impianti italiani;
- Elaborazione ed aggiornamento costante di una Guida su Come Investire in Brasile Step by Step;
- Marketing istituzionale e di opportunità d´affari;
- Assistenza nelle relazioni istituzionali e/o commerciali quale ponte tra il mercato e le istituzioni brasiliane e le imprese/istituzioni italiane interessate al mercato brasiliano;
- Gestione di missioni commerciali;
- Organizzazione di agende d´incontri;
- Realizzazione di seminari tematici;
- Partecipazione a progetti istituzionali ed altri.


Verificate il catalogo dei servizi camerali


A livello istituzionale, la Camera agisce come facilitatore delle relazioni bilaterali tra Italia e Brasile, incoraggiando lo scambio di esperienze tra le istituzioni in diversi settori economici. A tal fine, stabilisce importanti partnership con le istituzioni governative brasiliane e italiane, formando una solida rete di collaborazione. Nel suo network figurano il Governo di Minas Gerais, l'Ambasciata d'Italia in Brasile, il Consolato d'Italia a Belo Horizonte, le Segreterie di Stato per lo Sviluppo Economico, Scienza e Tecnologia ed Agricultura, l’Istituto per lo Sviluppo Integrato di Minas Gerais (INDI), il Centro Tecnologico di Minas Gerais (CETEC), la Banca Regionale (BDMG), tra molti altri.



Per saperne di più sui servizi resi dalla Camera di Commercio Italiana in Minas Gerais, non esitate a contattarci:


+55 (31) 3287-2211 - info@italiabrasil.com.br